Página inicial > Ultimas Notícias > IFCH lança revista científica Humanitas

IFCH lança revista científica Humanitas

• Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 13h53

humanitas portal

“Mulheres cientistas das Humanidades: a quem interessa o que elas pesquisam?”  é o título da primeira edição on-line da Revista Humanitas, que o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA) acaba de lançar. A temática escolhida para este primeiro número virtual destaca a categoria das mulheres na produção do conhecimento no campo das ciências humanas na Universidade Federal do Pará. A publicação está disponível no site do Instituto.

O lançamento da Revista Humanitas em versão on-line era uma ação prevista pela gestão do IFCH, visando reunir em um espaço qualificado e interdisciplinar a divulgação da produção científica de pesquisadores. Humanitas é uma das revistas mais antigas produzidas na UFPA, que foi criada no âmbito do Instituto nos anos 1980 em formato impresso, inicialmente.

“O resgate do periódico no formato virtual resulta de um esforço coletivo, que envolve a comissão editorial, as autoras, gestores e técnicos do IFCH que, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas num cenário de pandemia, dedicaram-se às diversas etapas da publicação”, ressalta Fernando Arthur Freitas, Diretor Geral do Instituto.

Esta edição virtual apresenta artigos inéditos com temas atuais que são alvo de pesquisas e debates em atividades acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação do IFCH. A autoria dos artigos é de pesquisadoras docentes e discentes envolvidas em projetos e grupos de pesquisa e extensão.

Chamada - A revista Humanitas irá circular anualmente com duas edições semestrais. A nova chamada já está aberta para submissão de artigos e resenhas livres, que dialoguem com a sua linha editorial, para dois dossiês temáticos, com publicação prevista para dezembro de 2021. São eles: Pandemia por Covid-19 e mudanças nas relações humanas; e Políticas Públicas na Amazônia Brasileira: quem decide, quem controla e a quem interessa?

O fluxo de recebimento de artigos e resenhas livres é contínuo e as submissões para os dossiês temáticos propostos encerram-se dia 15 de outubro de 2021. Professores(as), pesquisadores(as), alunos(as) de pós-graduação e demais interessados(as) na proposta editorial de Humanitas podem encaminhar seus trabalhos em formato .doc(word) para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações sobre escopo, políticas de seção, instruções aos autores, entre outros esclarecimentos, estão disponíveis na página da Revista.

Texto e arte: Assessoria IFCH/UFPA