Página inicial > Ultimas Notícias > Abertas as inscrições para o Seminário Inovação e Qualidade do Ensino Superior

Abertas as inscrições para o Seminário Inovação e Qualidade do Ensino Superior

• Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 16h05

Seminário Proeg

O Seminário “Inovação e Qualidade do Ensino Superior: processos de ensino-aprendizagem, tecnologias e formação humana integral” recebe inscrições a partir da terça-feira, 3 de agosto. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale) e ocorrerá no próximo dia 31. As inscrições devem ser realizadas aqui.

A ação dá início ao Ciclo de Formações da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), abordando aspectos da Inovação e Qualidade do Ensino Superior, considerando o Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD) e os Subprogramas Monitoria (PGRAD-Monitoria), Labinfra (PGRAD-Labinfra), Gestão de Qualidade (PGRAD- Gestquali) e Acompanhamento Institucional de Cursos de Graduação da UFPA (PGRAD-Acompanhamento).

O Seminário será on-line e terá como expositores Remi Castioni, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), e Andrea Cristina dos Santos, do Laboratório Aberto de Brasília (Faculdade de Tecnologia). O link para participação será disponibilizado no e-mail dos inscritos.

São ofertadas 100 vagas, tendo como público-alvo diretores de Faculdades; coordenadores de projetos de monitoria e de laboratórios de ensino da UFPA; professores da Graduação, além de gestores das diretorias da PROEG.

O Ciclo de Formação também pretende abordar, em parceria com outras instâncias da UFPA, questões da diversidade étnico-racial, gênero, orientação sexual, diversidade cultural, integração ensino-pesquisa-extensão na graduação, assim como aspectos de internacionalização e inclusão educacional, dentre outras temáticas, nos cursos de graduação.

Trata-se de uma ação que pretende problematizar o ensino de graduação, a partir das categorias inovação e qualificação, focando em processos formativos integradores, como as experiências por meio da monitoria, a relação ensino-aprendizagem e laboratórios de ensino, como espaços de (re)descoberta do conhecimento, os processos de gestão acadêmica e a relação com o ensino-aprendizagem, por exemplo.

"Somando-se a isto, teremos, a partir desse Ciclo de Formação, a publicação das discussões, constituindo um conjunto de referências para nossas atividades de ensino-aprendizagem na graduação e síntese de experiências vividas em nossos processos formativos", afirma o Prof. Doriedson Rodrigues, diretor da DIQUALE.

Para a professora Marília Ferreira, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, as ações empreendidas objetivam trazer maior qualidade ao processo de aprendizagem, por meio da experiência do corpo docente. "A vivência prática e a partilha de conhecimentos de temas atuais no ciclo de formação contribuirá para o engrandecimento das atividades docentes e discentes, além de promover a consolidação dos subprogramas existentes na DIQUALE. Nosso anseio é a melhoria substantiva do ensino de graduação", considera.

Seminário Inovação e Qualidade do Ensino Superior: processos de ensino-aprendizagem em suas interfaces com tecnologias e formação humana integral

Data: 31 de agosto de 2021

Horário: das 15h às 18h, por meio de plataforma virtual.

Inscrições: https://tinyurl.com/7h76x4w

Período de inscrição: de 03 de agosto de 2021 a 23 de agosto de 2021.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA