Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep oferta teleatendimentos para a vigilância da saúde e prevenção de doenças ocupacionais dos servidores
Início do conteúdo da página

Progep oferta teleatendimentos para a vigilância da saúde e prevenção de doenças ocupacionais dos servidores

  • Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 17h18

teleatendimentos ufpa

Para assegurar a promoção da saúde dos servidores mesmo nas condições adversas de trabalho em virtude da pandemia, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), tem ofertado teleatendimentos em fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia. Só no primeiro semestre deste ano, já foram beneficiados mais de 100 servidores, vinculados a diferentes campi da UFPA.

Os serviços funcionam por agendamento e compreendem uma avaliação inicial, seguida de orientações sobre os cuidados, que devem ser praticados pelo servidor, sessões de reabilitação (fisioterapia) e de sugestões sobre a necessidade da realização de exames e/ou a procura de outros profissionais especializados para complementar os cuidados. 

Esta é uma iniciativa que reflete os esforços da gestão em prol da atenção e promoção da saúde integral do servidor. Cada um dos serviços ofertados colabora para a  vigilância da saúde e prevenção de doenças ocupacionais. A adoção de uma alimentação balanceada, por exemplo, pode evitar diversas doenças. Os cuidados com a voz tem suma importância para todos, especialmente para os docentes, que têm esta como um de seus principais instrumentos de trabalho. A fisioterapia também é um serviço de grande demanda, pois ajuda a aliviar os agravos adquiridos devido às rotinas, à manutenção de uma mesma postura ou à repetição de movimentos enfrentados no ambiente de trabalho”, ressalta a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira. 

Segundo a coordenadora de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho, Thatiany Fernandes, a oferta desses serviços é uma forma de ajudar os servidores nos seus respectivos cuidados com a saúde vocal, motora e nutricional, que tem tido êxito e deve ser continuada por todo o próximo semestre.

Como participar- Para acessar esses serviços, os servidores devem solicitar o agendamento via  Sistema de Atendimento ao Usuário - Sagitta. Ao realizar login no sistema, o servidor deve selecionar a unidade prestadora “Progep – Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal – Belém”, e, na categoria “Saúde e Qualidade de Vida”, deve escolher, conforme seu interesse, o subitem “Teleatendimento de Fonoaudiologia", ou “ Teleatendimento de Nutrição” ou “Teleatendimento de Fisioterapia”.

Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página