Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada de Ensino de Filosofia irá debater as implicações da reforma do Ensino Médio no ensino de Filosofia

• Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 20h03

jornada filosofia

"Ensino de Filosofia: experiências, perspectivas e desafios em tempos sombrios" é o tema da terceira edição da Jornada de Ensino de Filosofia (JEF)  que acontecerá no próximo mês de setembro, no formato on-line. Além de estudantes e profissionais dessas duas áreas, a participação na JEF é aberta para aqueles de outras  licenciaturas das humanidades. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site.

Organizada anualmente pelos  docentes e discentes da Faculdade de Filosofia (Fafil) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), esta terceira edição da JEF conta também com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e tem o objetivo de promover diálogos acerca das questões que rondam o ensino de Filosofia, como as experiências, as perspectivas e os desafios enfrentados por docentes e discentes dos mais variados níveis da educação brasileira. Nesse contexto, a  Reforma Curricular do Ensino Médio, e no que ela afeta  mais diretamente na formação do professor, no ensino e na atuação profissional, motivou a escolha do tema da atual edição.

Um importante desafio a destacar  é o de compreender melhor as próprias implicações da Reforma do Ensino Médio e da BNCC no ensino de Filosofia  e na formação e atuação do docente de Filosofia. Esse é um desafio teórico que se coloca de modo particular aos pesquisadores em nível nacional, mas interessa a todos os agentes, pelas claras repercussões práticas, ético-políticas e profissionais,  na configuração formativa do profissional egresso da Universidade”, comenta  o professor Damião Oliveira,  diretor da Faculdade de Filosofia e membro da Comissão da organizadora.

Participação aberta – As Jornadas de Filosofia  foram pensadas como um espaço qualificado para que  estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia possam  expor suas pesquisas  sobre os diversos aspectos do ensino dessa matéria. Nesta III  edição, pretende  também envolver as outras licenciaturas do campo das Ciências Humanas num amplo  debate sobre temas de interesse comum.

“Considera-se igualmente importante a participação dos agentes públicos de formação de professores, de formação de alunos da educação básica e de execução de políticas públicas e normatização curricular, como Seduc, Semec, Conselho Estadual de Educação e Escola de Aplicação”, informa Damião.

Assim, a participação como ouvinte é aberta a toda a comunidade acadêmica e não acadêmica, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível  aqui. Haverá previamente o envio, por e-mail, dos links das salas virtuais de cada programação que será transmitida pelo YouTube. Para a submissão de resumos, estes devem ser enviados até o dia 10 de agosto de 2021. Para se inscrever, acesse o site.

Programação - As atividades da III JEF serão realizadas alternadamente nos dias 14,16, 21 e 23 de setembro. Como expositores, foram  convidados diversos estudiosos  de outras instituições de ensino, como Unicamp, PUC/RJ e Universidade Federal de Santa Maria. Esses pesquisadores trarão as suas pesquisas mais recentes acerca da Reforma do Ensino Médio e do lugar que a BNCC pretende conceder à  Filosofia no  Currículo desse nível de ensino.

A conferência de abertura  “Aprender Filosofia: experimentar (n)o pensamento   será no dia 14 , proferida pelo professor  Sílvio Gallo, doutor em Educação e livre-docência em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Além das conferências, o evento conta com quatro mesas, comunicações orais e relatos  que serão realizados nos demais dias.

Texto: Assessoria IFCH/UFPA