Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudo e Pesquisa promove debate acerca da história da saúde e das doenças

• Publicado: Terça, 10 de Agosto de 2021, 12h15

cartaz portal

O Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas da Saúde e das Doenças, da Universidade Federal do Pará convida a todos a participarem do 2º Ciclo de debates, com o tema ‘‘Debatendo a História da Saúde e das Doenças". O evento visa criar um espaço de diálogo sobre diferentes temáticas no contexto da história da saúde e das doenças. O encontro está com as inscrições abertas e ocorrerá entre os dias 16 de setembro e 9 de dezembro, em formato virtual.

O evento tem como propósito ampliar as perspectivas históricas sobre os estudos e as pesquisas da saúde e as doenças, com base nas dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais, permitindo que pesquisadores de diferentes áreas possam refletir sobre assuntos como ciência, corpo, saúde, educação, alimentação, morte, doenças, além de analisar como temáticas foram pensadas e aplicadas em diversas temporalidades e espaços.

‘‘A temática deste seminário tem fortes motivações advindas do quadro sanitário atual, da pandemia mundial de Covid-19. É evidente que as abordagens sobre a história da saúde e das doenças ganharam maior visibilidade e interesse do grande público, assim como têm atraído, a cada dia, mais pesquisadores para os estudos nesta área. A escolha desse tema é, portanto, uma possibilidade de compreender as relações humanas e seus desdobramentos no cotidiano da sociedade (cidade, alimentação, meio ambiente, morte, corpo, emoções etc.) e notar a importância de analisar o papel desenvolvido pelos sujeitos de vários grupos sociais e pela ciência ao longo do tempo, diante de fenômenos, tais como: epidemias, pandemias e demais eventos históricos, em que o debate da saúde e a doença se fizerem presente. ’’, explica a professora Elane Gomes, uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa.

Como uma forma de ampliar as análises e os caminhos na produção do conhecimento e apresentar metodologias diferenciadas sobre a temática proposta, o ciclo de debates ainda contará com a participação de profissionais de diversas áreas de pesquisa e de regiões distintas do Brasil, como: os professores (as) Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior, (Universidade Estadual da Paraíba) , Azemar dos Santos Soares Júnior ( Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Dr. Érico Silva Muniz (Universidade Federal do Pará), Drª. Isabel Maria Amaral (Faculdade de Ciências Médicas - NMS NOVA, Lisboa - Portugal), Drª. Pietra Stefania Diwan (The Arts Institute- Kentucky- Estados Unidos), Drª. Leicy Francisca da Silva (Universidade Estadual de Goiás), Dr. Jucieldo Ferreira Alexandre (Universidade Federal do Ceará/Cariri).

O evento é destinado a todos que realizam pesquisas ou almejam conhecer mais a História da Saúde e das Doenças e as temáticas afins, assim como também se destina a professores da educação básica de diferentes áreas e aos demais interessados no assunto. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente, via site do evento. O encontro acontece do dia 16 de setembro a 9 de dezembro, das 14h às 17h, com transmissão na Plataforma Google Meet.

Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas da Saúde e das Doenças - O grupo surgiu em 2020 e foi cadastrado na Plataforma Lattes, com vínculo via Universidade Federal do Pará. O grupo tem pesquisadores de várias regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), os quais foram aderindo conforme o interesse de suas pesquisas.  A coordenação é formada pelas professoras Ana Karine Martins Garcia e Elane Cristina Rodrigues Gomes.

Os membros do GEPHPSD se reúnem quinzenalmente e, nesses encontros, realizam: apresentações de pesquisas dos integrantes do grupo, etapa de estudos com textos sobre a temática da História da Saúde e das Doenças e a presença de convidados externos que pesquisam nesta temática ou conteúdos afins.

‘‘Propomos a reflexão sobre as questões que tratam da atuação e prática científica de médicos, sanitaristas, enfermeiros, farmacêuticos e outros; a relação de interação entre corpo, saúde, doença e morte; a organização de campanhas e de políticas públicas; as pesquisas que envolvem a produção e difusão de medicamentos e vacinas; a criação de laboratórios; a produção escrita em jornais, revistas e demais meios de divulgação e o surgimento e funcionamento de instituições de saúde em diferentes temporalidade’’, complementa a professora Elane Gomes.

Atualmente, o grupo conta com a participação de graduandos, graduados, mestres e doutores de áreas diferentes entre estas: história, arquitetura, biologia, enfermagem, psicologia, antropologia, sociologia, veterinária e pedagogia.

Entre as temáticas abordadas pelo grupo, destacam-se: História das Instituições (Fundação Rockefeller, Faculdade de Medicina, hospitais etc.); História da hanseníase; História do meio ambiente e saúde; História das doenças; História da cidade, saúde e doenças; História das práticas de cura; História da escravidão e doenças; História do corpo; História da Ciência; História da alimentação.

Debate História da saúde e das doenças

Data: de 16 de setembro a 9 de dezembro

Inscrições: abertas até o dia de setembro pelo site do evento

Plataforma de transmissão: Google Meet.

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Imagem: Divulgação