Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Estudos das Dinâmicas Territoriais na Amazônia debate juventude e espacialidade

• Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 08h55

14ledtam

O Laboratório de Estudos das Dinâmicas Territoriais na Amazônia – Ledtam, por meio do Projeto Práticas Indissociáveis de Ensino – Pesquisa – Extensão (Piepe), realiza mais um webinar que debaterá o tema: “Juventude e Espacialidade”, com a presença dos professores Assis da Costa Oliveira (UFPA) e Clarice Cassab (UFJF). O webinar ocorrerá no dia 11 de agosto de 2021, Dia Nacional do Estudante, às 19h, via redes sociais do Ledtam.

O professor Assis da Costa Oliveira atua na área de Direitos Humanos, no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, da Faculdade de Etnodiversidade – UFPA/Campus de Altamira. Já a professora Clarice Cassab é associada do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia, além de coordenadora do Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Nugea/UFJF).

A mediadora do debate será Ronicleici Santos da Conceição (UFPA), atuante em temas como políticas de desenvolvimento, crianças e adolescentes, impactos das usinas hidrelétricas, crianças e adolescentes. A atividade visa oferecer a possibilidade de um debate em que a comunidade acadêmica e toda a sociedade possa discutir temas relevantes ao cotidiano e que traga um momento de reflexão.

Objetivo - O Ledtam tem como objetivo consolidar-se como uma referência, permanente, no território para corroborar com a missão das instituições governamentais e/ou não governamentais na capacidade de interpretação crítica acerca das implicações dos grandes empreendimentos, a exemplo das estabelecidas com a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Atualmente, o laboratório está sob coordenação do professor José Antônio Herrera, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA). E conta ainda com o envolvimento de docentes e técnicos do Campus Universitário de Altamira e de docentes dos Institutos de Filosofia e Ciências Sociais (IFCH/ICSA), Campus do Guamá. Além de membros vinculados à UFPA, atuam no Ledtam docentes da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Tema - Sobre a discussão do tema “Juventude e espacialidade”, o coordenador José Herrera explica que “não existe juventude sem espaço, assim, como não existe espaço sem sujeito”, daí a abordagem dessa discussão. “O tema incorpora a dimensão espacial na análise sobre as juventudes nas suas relações sociais com as formas ou conteúdos do espaço, ou seja, compreender as espacialidades produzidas por tais sujeitos, como um ato de produzir a vida, seja ela em uma cidade ou no meio rural”.

O debate será realizado com o objetivo de marcar também o Dia do Estudante, celebrado neste dia 11 de agosto. “O Ledtam homenageia e parabeniza a todos estudantes da UFPA, pela força e determinação na busca pelo conhecimento e crescimento pessoal. Recebam nossos votos de respeito, reconhecimento as diferenças que potencializam o senso crítico. Acreditamos que estudantes bem formados e qualificados poderão construir uma sociedade mais justa e igualitária. Apostamos na juventude estudantil”, conclui Herrera.

Para realizar a inscrição na atividade desta terça e conhecer a programação periódica do Laboratório, acesse a Fanpage.

Webinar Juventude e Espacialidade

Data: 11/8/2021

Convidados:

Mediadora: Profª Ronicleici Santos da Conceição (UFPA)

Professora: Clarice Cassab (UFJF)

Assis da Costa Oliveira (UFPA)

Aberto ao público.

Transmissão via YouTube e Facebook.

Mais informações no site www.ledtam.ufpa.br.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA