Página inicial > Ultimas Notícias > Roteiro Geo-Turístico e Projeto Circular abordam história, memória e preservação da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

• Publicado: Quinta, 12 de Agosto de 2021, 12h16

geotur1508

“Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência: história, memória e preservação”. Esse é o tema da 36° edição do Roteiro Geo-Turístico - Projeto Circular, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo (Geotur) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Roteiro será virtual e promoverá a live via YouTube, no próximo domingo, dia 15 de agosto, às 10h. A 36° edição do projeto faz parte de uma iniciativa conjunta em favor da restauração do telhado da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.

O evento também tem como objetivo debater a importância da preservação do patrimônio histórico, uma vez que se celebra o Dia do Patrimônio Histórico Nacional no dia 17 de agosto. A live terá participação dos professores e doutores em História Aldrin Figueiredo, da UFPA, e Maria Adelina Amorim, da Universidade de Lisboa. Além do pré-lançamento da campanha para a reforma do telhado da capela, as discussões trarão à baila a temática da preservação de espaços que enriquecem a memória e a cultura do local.

capelsfA Arquidiocese de Belém, responsável pela capela, também integrará apoio à live. Segundo a professora e coordenadora do Geotur/UFPA, Maria Goretti Tavares, a ideia de promover a live em parceria com a Arquidiocese de Belém partiu de Luci Azevedo, pedagoga e parceira do Projeto Circular.

O Projeto Circular surgiu em 2013 como um circuito cultural de revalorização da área histórica da capital paraense, incentivando a melhor apropriação e utilização das estruturas e edificações existentes, localizadas nos bairros Campina e Cidade Velha. Por meio dele, formou-se uma rede de diversos artistas para a valorização dos espaços situados no centro histórico da cidade. Assim, acabou somando forças com o Projeto Roteiros Geo-Turísticos, da UFPA, que atua há mais tempo na preservação da memória e da história de Belém.

“Esperamos que as pessoas se sensibilizem e se engajem em campanhas de preservação do nosso patrimônio. Por isso a importância da realização de eventos como este, que dialoguem sobre a preservação e manutenção do patrimônio histórico, os quais são superimportantes para conscientização da sociedade em geral”, ressaltou a professora Maria Goretti, que será também a mediadora do debate.

capelsf2Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência - A Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência está localizada dentro do Hospital da Ordem Terceira – bairro Campina, em Belém. Ela é um patrimônio de influência portuguesa, datada entre os anos de 1748 e 1754. Contém imagens talhadas em madeira e quadros trazidos de Portugal. Sem a devida restauração do telhado, a capela corre o risco de perder grande parte de seu acervo.

Roteiro Geo-Turístico “Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência: história, memória e preservação”

Dia: 15 de agosto de 2021

Palestrantes:

Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo/História/UFPA

Profa. Dra. Maria Adelina Amorim/Historiadora/ CHAM/Centro de Humanidades da FCSH - UNOVA Centro de Humanidades, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa

Profa. Dra. Maria Goretti da Costa Tavares/Roteiros Geo-Turísticos/UFPA (Mediadora)

Plataforma de Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=0TI91nAmBuQ

Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA