Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central promove capacitação em Bases de Dados Multidisciplinares
Início do conteúdo da página

Biblioteca Central promove capacitação em Bases de Dados Multidisciplinares

  • Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h38

ebsco

A Biblioteca Central da UFPA, em parceria com a Empresa de informação EBSCO, oferecerá um treinamento on-line, específico para a comunidade acadêmica da Universidade, nas seguintes bases: Cambridge Core, Oxford Academic Journals e SAGE Journals, com o propósito de apresentar o conteúdo oferecido pelos editores, suas ferramentas, recursos e tipos de pesquisa. As inscrições estão abertas e o treinamento acontecerá no dia 18 de agosto, às 10h, em formato on-line. 

A EBSCO é fornecedora líder de bancos de dados de pesquisa, periódicos eletrônicos, assinaturas de revistas, livros eletrônicos e serviço de descoberta para bibliotecas de todos os tipos. Por mais de 70 anos, ela vem fazendo parcerias com bibliotecas para melhorar a pesquisa com conteúdo e tecnologia de qualidade. O treinamento da EBSCO é uma forma de divulgar as bases de dados assinadas pela Capes e disponibilizadas para a UFPA, ensinando o uso dessas bases de dados para a comunidade acadêmica.  

A capacitação é aberta para discentes, docentes e servidores da Universidade. As inscrições podem ser realizadas on-line. O encontro está marcado para o dia 18 de agosto, às 10h, com transmissão via Plataforma Zoom.

A metodologia do treinamento nas bases de dados multidisciplinares da EBSCO terá exposição de slides e uso das bases Cambridge Core, Oxford Academic Journals e SAGE Journals. Ana Carolina Nogueira, da EBSCO, será a palestrante. Os temas que serão abordados incluem: Apresentação do conteúdo do editor; Realização de buscas básicas e avançadas; Uso das ferramentas e recursos da plataforma; Busca booleana e com operadores especiais.

Capes – Nesta sexta-feira, 13, o treinamento ofertado, também de forma exclusiva à comunidade acadêmica, é sobre o Portal de Periódicos da Capes, a partir das 14h, com transmissão em formato virtual. Entre os temas abordados, estão as modalidades de acesso, as formas de busca básica e avançada no portal, entre outras funcionalidades, como favorecer resultados de buscas, gerenciar o Meu Espaço e criar alertas. 

O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a textos completos, disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações,  entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web.

 

Serviço:

Treinamento EBSCO de Bases de Dados Multidisciplinares

Data: 18/8/2021

Horário: 10h

Inscrições:  podem ser realizadas on-line

Plataforma: Zoom

Palestrante: Ana Carolina Nogueira (Training Specialist - EBSCO)

 

Texto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte gráfica: Divulgação BC

registrado em:
Fim do conteúdo da página