Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga quarta chamada de candidatos(as) do PS 2021

UFPA divulga quarta chamada de candidatos(as) do PS 2021

• Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 19h57

PS 2021 Chamada 4 Portal

O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta segunda-feira, 16 de agosto, a quarta chamada de candidatos(as) aprovados(as) no Processo Seletivo 2021 (PS 2021). Foram convocados(as) 431 candidatos(as) para a ocupação de 318 vagas em cursos ofertados em Belém e 113 vagas em cursos sediados nos demais campi.

Os(as) candidatos(as) que constam na nova lista de classificados(as) devem fazer a leitura atenta e cuidadosa do Edital 006/2021 e do Edital 035/2021 disponíveis no site do CIAC. No primeiro, consta a relação de documentos obrigatórios para a habilitação, conforme o perfil de inscrição do(a) candidato(a). Esses documentos, assim como outros dados pessoais e acadêmicos devem ser preenchidos no Sistema de Cadastro Online de Calouros (coc.ufpa.br), que está aberto para as submissões das 20h do dia 16 de agosto até as 10h do dia 19 de agosto de 2021.

Além desta etapa online, a quarta chamada para habilitação terá as etapas subsequentes presenciais. No dia 19 de agosto, os(as) calouros(as) deverão entregar sua documentação original e cópias nos locais especificados no Anexo II do Edital de Habilitação. A entrega presencial da documentação poderá ser realizada por terceiro, mediante procuração pública ou particular, com assinatura reconhecida em cartório.

Heteroidentificação - Estudantes autodeclarados(as) negros/as (pretos/as ou pardos/as) ou indígenas na inscrição do PS 2021 precisarão comparecer também ao procedimento de validação presencial da autodeclaração por Banca de Heteroidentificação. A análise do fenótipo social desses(as) candidatos(as) será realizada no dia 20 de agosto, nos horários e locais definidos no Anexo I do Edital de Habilitação. A convocação para a heteroidentificação presencial nos campi de Salinópolis e Tucuruí será publicada no dia 20 de agosto de 2021.

O(A) candidato(a) deverá comparecer à banca com a Carteira de Identidade original. A comissão avaliará se o(a) candidato(a) possui aspectos fenotípicos de pessoas pertencentes à raça negra, incluindo cor da pele e outras características fenotípicas comuns. Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) cuja autodeclaração não for confirmada pela Comissão de Validação de Autodeclaração.

Verificação PcD - Já os candidatos(as) autodeclarados(as) pessoas com deficiência (PcD) ainda passarão pela Comissão Multiprofissional de Verificação PcD, cuja análise será presencial, em calendário a ser divulgado no dia 20 de agosto de 2021.

Candidatos(as) que desejem desistir da vaga devem informar a desistência ao CIAC, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto: DESISTÊNCIAPS2021_NOME COMPLETO_CURSO.

Perda de vagas e repescagem - Quem não seguir as regras do edital quanto às recomendações para a apresentação de documentação e para as convocações estará sujeito à perda da vaga. À medida que as etapas da habilitação finalizarem e houver liberação de vagas, serão publicados novos editais de convocação de candidatos(as), pela ordem de classificação no PS 2021 e pelo tipo de vagas disponíveis.

Casos de estudantes que já possuem vínculo – O(A) calouro(a) que já possui algum vínculo de aluno(a) com a UFPA, antes de realizar sua habilitação, deve informar sua desistência da vaga já ocupada, por meio do sistema Sagitta.

4a Chamada dos(as) candidatos(as) classificados(as) no PS 2021
Preenchimento do Sistema Online de Calouros: das 20h do dia 16 de agosto até as 10h do dia 19 de agosto de 2021.
Sistema de Cadastro Online de Calouros: coc.ufpa.br
Entrega presencial dos documentos: 19 de agosto de 2021, nos horários e locais do Anexo II.
Procedimento de heteroidentificação: 20 de agosto de 2021, nos horários e locais do Anexo I.
Para mais informações, acesse: ciac.ufpa.br

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA