Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia virtual marca o início do Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA 2021

• Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 13h52

ACOLHIMENTO UFPA

Inspiração e otimismo marcaram o início da programação do Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA, que ocorreu na última segunda-feira, 16, com a cerimônia de boas-vindas, de forma virtual, e contou com a participação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, além de todos os pró-reitores da Universidade. Na ocasião, foi enfatizada a importância do compromisso dos servidores para o alcance dos objetivos da UFPA diante dos desafios de ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento da Amazônia.

Acolhimento TourinhoO reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, iniciou sua fala ressaltando a importância do compromisso de todos para o desenvolvimento do papel social da Universidade.  "Na UFPA, buscamos permanentemente avanços na excelência acadêmica, científica e de gestão, e avanços na inclusão, para que o impacto do nosso trabalho seja cada vez maior na transformação da nossa realidade social. A Universidade é um lugar de grandes desafios e grandes realizações. Todas as oportunidades de qualificação e desenvolvimento profissional têm, como contrapartida, expectativas em relação ao retorno para a Instituição, no cumprimento da sua missão. Nós trabalhamos intensamente, com a satisfação de saber que o nosso esforço está contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais apta a solucionar os seus problemas".

Acolhimento GilmarPor sua vez, o vice-reitor, Gilmar Pereira, lembrou também da notoriedade da UFPA no cenário regional e nacional, como um espaço de oportunidades: "A UFPA é o maior patrimônio que temos no estado do Pará, pelo que ela representa, pelo que ela faz, pelas pessoas que ela forma e pelo papel estratégico que ela tem no desenvolvimento do nosso estado. E uma das coisas boas que temos aqui é combinar a cognição com o afeto. Não dá para trabalharmos em um lugar tão importante, tão desafiador, se não combinarmos a pesquisa, a ciência, o aprendizado com o afeto, com a capacidade de se colocar no lugar do outro, com a predisposição para a descoberta, para aprender".

Renovação - Já em seus respectivos pronunciamentos, os pró-reitores destacaram a relevância deste momento de renovação do corpo de servidores e do papel de cada um para o alcance de bons resultados. “Queremos que vocês sejam protagonistas, entendam nossas políticas e possam participar ativamente nas suas frentes de trabalho”, disse  o pró-reitor de Extensão, Nelson José de Souza.

Acolhimento Iracilda“É grande a responsabilidade de vocês, afinal muitos vêm para substituir servidores que deram valiosas contribuições para a Universidade, e, para ajudá-los com isso, a UFPA oferece oportunidades de desenvolvimento permanente”, completou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio.

E a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, por sua vez, destacou o ganho de vivenciar as experiências da Universidade. “Os desafios são diários, mas precisamos estar felizes aqui, aprendendo e contribuindo muito com a transformação social  e com a valorização da cultura amazônica”, pontuou.

Participação - Nesta edição do evento, mais de cem profissionais, entre servidores técnico-administrativos e docentes, lotados nos campi de Belém e do interior, estão sendo recepcionados. O público-alvo principal são os servidores admitidos entre junho de 2019 e junho de 2021 que não realizaram o último curso a distância de Formação Inicial na Carreira Pública oferecido pelo Capacit, ocorrido no período de 4 de maio a 3 de julho de 2020. Também participam os servidores que não concluíram ou não fizeram o curso nos anos anteriores.

Foto participantes

O acolhimento é planejado para que o servidor recém-chegado seja apresentado à UFPA e possa assimilar a relevância do trabalho desenvolvido pela Instituição, bem como o papel de protagonismo dele nesse contexto”, lembrou o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Duarte Pastana.

Programação continua - O segundo momento da programação será destinado à capacitação, a ser realizada no período de 16 de agosto a 16 de setembro. A capacitação será composta por quatro módulos e as aulas ocorrerão de forma assíncrona, pela Plataforma Moodle, e síncrona, pela Plataforma Google Meet, conforme a programação disponível aqui. A liberação dos módulos será realizada sempre após o término do período do módulo anterior e da realização da atividade avaliativa. As participações na aula ao vivo contabilizam frequência e são complementares aos estudos.

No total, a carga horária do Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA será de 50h e poderá ser utilizada para a progressão por capacitação. Os prazos, a avaliação e as demais informações podem ser conferidos no Guia do Cursista. A certificação está condicionada à obtenção da nota mínima (nota 7) nas atividades da plataforma e à frequência de 75% nos encontros ao vivo, o que corresponde à presença em pelo menos três desses momentos.

Acolhimento Institucional dos Novos Servidores da UFPA

Data: 16 de agosto a 16 de setembro