Página inicial > Ultimas Notícias > Bandeira verde flexibiliza atividades presenciais em nove campi da UFPA

Bandeira verde flexibiliza atividades presenciais em nove campi da UFPA

• Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 14h09

Bandeira Verde Portal

Desde o dia 4 de agosto, passou a vigorar em nove campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) o bandeiramento verde em relação à pandemia da Covid-19. Mas o que isso quer dizer? A Bandeira Verde nos Campi Universitários de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Salinópolis e Soure sinaliza menor possibilidade de contágio pelo novo coronavírus em virtude da sua baixa circulação, refletida por taxas como capacidade hospitalar controlada e transmissão viral em fase decrescente.

A Bandeira Verde flexibiliza o funcionamento de algumas unidades e serviços ofertados na/pela UFPA e indica que há a possibilidade (não obrigatoriedade) de realização de algumas atividades híbridas ou presenciais, respeitando o limite de lotação de cada ambiente. Cada unidade é responsável pelo próprio planejamento de retomada de atividades presenciais.

Embora o cenário esteja mais favorável, os cuidados básicos de distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara devem ser mantidos com rigor. E os protocolos de biossegurança, de acordo com cada ambiente, continuam sendo seguidos.

Administração e atendimento ao público - No que consiste aos setores administrativos, está permitido o retorno de todas as atividades presenciais, considerando a capacidade máxima de 50% do ambiente e do número de servidores atuantes no local. Isso significa também que, aos poucos, a comunidade interna pode ter acesso a auditórios e anfiteatros, bibliotecas, transporte interno, restaurante universitário, lanchonetes e cantinas.

Aulas e atividades coletivas - Em relação às aulas teóricas, já há possibilidade de realização em formato presencial de aulas com até 30% da capacidade do ambiente. As aulas práticas, que já na bandeira amarela eram permitidas com lotação de até 20%, agora podem ocorrer com lotação de 50%., Salas de estudos e ambientes compartilhados por docentes podem funcionar com lotação máxima de 50% do espaço. Pesquisas de campo e visitas técnicas já estão permitidas e o uso de laboratórios pode ocorrer com até 30% da lotação.

Esporte e lazer - O comparecimento aos campi para a prática de lazer permanece restrito, com proibição da realização de jogos esportivos de contato, atividades de recreação ou confraternização. Há de se atentar ao fato de que o uso de ginásio e quadras poliesportivas está liberado exclusivamente para cursos como Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, respeitando a capacidade de 50% dos ambientes.

Serviços - Os serviços de atendimento de saúde humana e animal em unidades não hospitalares, os ambulatórios, os laboratórios e ambientes similares também funcionam de forma restrita, com público reduzido à metade do que normalmente seria realizado.

Liberado - Estão totalmente liberados apenas os serviços de guarda, vigilância e fiscalização de obras. Veja aqui o detalhamento com as orientações para cada tipo de atividade ou uso de espaços da UFPA na Bandeira Verde.

Bandeira Amarela - Ressalta-se que, em Cametá, Capanema e Tucuruí, continua vigente a Bandeira Amarela. Esta sinaliza risco intermediário de contaminação, com menor pressão nos serviços de saúde, por isso a recomendação geral para os campiem que ela estiver vigente é que a maioria das atividades ainda ocorra prioritariamente de forma remota, sendo flexibilizado o formato híbrido em alguns casos, desde que respeitados os protocolos de biossegurança (veja as orientações aqui).

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA