Núcleo de Práticas Jurídicas promove lives para aproximar a sociedade das atividades produzidas na UFPA
Desde o início do mês de agosto, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal do Pará (NPJ-UFPA) está promovendo uma série de lives pelo Instagram com o objetivo debordar as práticas jurídicas realizadas pela Faculdade de Direito e pelo Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (ICJ-UFPA). A programação ocorre todas às quartas, às 19h, com debates sobre temas de interesse social e político que são discutidos dentro do NPJ. As lives são abertas à comunidade em geral.
As lives surgiram com o intuito de aproximar a comunidade acadêmica do público em geral, considerando também expor os serviços oferecidos gratuitamente pelo NPJ à população. O circuito de lives já contou com duas participações em sua programação. A primeira foi com a professora e atual coordenadora do NPJ, Luciana Gluck Paul, que abordou sobre o funcionamento do NPJ-UFPA, e a segunda foi a professora Maria Alida Van Den Berg, que falou sobre questões relacionadas à família e ao NPJ. Os dois eventos estão salvos e disponíveis no perfil do NPJ-UFPA no Instagram.
“As lives também são uma forma de tirar dúvidas sobre o NPJ. Dias antes das lives, nós fazemos uma caixinha de perguntas (ferramenta utilizada no story do Instagram) para que a população em geral, seja acadêmica ou o público externo, possa tirar suas dúvidas”, explica Fernanda Bahia, bolsista do NPJ.
A programação de hoje, conta com a presença da professora e diretora-adjunta do ICJ-UFPA, Luanna Thomaz. Ela detalhará a sua atuação como coordenadora da Clínica de Atenção a Violência (CAV), respondendo dúvidas sobre as ações e serviços disponibilizados pela clínica.
Clínica de Atenção a Violência - A Clínica de Atenção a Violência surgiu a partir de um projeto de Prática inserido no NPJ, inicialmente tratando de causas civis, tais como divórcios. O projeto se estendeu para atendimento a vítimas de violência, e posteriormente evoluiu para CAV, que hoje atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, como crianças, mulheres, pessoas idosas e LGBTQIs.
“A gente atende pessoas em situação de vulnerabilidade, mas com o foco em violência, que contempla aspectos não só civis, mas também penais e outras demandas também. Na Clínica nós temos atendimento de profissionais de outras áreas, serviço social, psicologia, ou seja, além de fazermos o atendimento jurídico, também oferecemos os atendimentos psicossocial”, acrescenta a coordenadora do CAV, Luanna Thomaz.
Além do atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, a CAV também desenvolve ações de formas mais estratégias, pensando no que pode ser fornecido a sociedade. A partir disso, já foram desenvolvidos projetos de leis, resoluções, proposta de protocolo sobre a questão do feminicídio e proposta de projeto de lei contra a violência obstétrica. Com isso, promovendo maiores ações no enfrentamento a violência, de uma maneira mais geral e não individualizada.
Serviços:
Clínica de Atenção a Violência – Esclarecimento de Dúvidas
Data: 18/08/2021
Horário: Início às 19:00 horas
Local: perfil do NPJ-UFPA no Instagram
Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais