Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Grupo Liberal assinam termo de cooperação técnica

UFPA e Grupo Liberal assinam termo de cooperação técnica

• Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 08h49

convliberal1

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, a Universidade Federal do Pará e o Grupo Liberal assinaram termo de cooperação técnica para o estabelecimento de parcerias.  O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o presidente executivo do Grupo Liberal, Ronaldo Maiorana, e a vice-presidente do Grupo, Rosângela Maiorana, firmaram o documento que prevê colaboração em projetos e ações nas áreas de divulgação científica, tecnologia, inovação e inteligência de dados.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, a parceria com o Grupo Liberal possibilita maior interação com um setor com o qual a Universidade tem competências para colaborar. “A Universidade celebra esta cooperação como uma grande oportunidade para ampliar a divulgação da ciência produzida na instituição e para contribuir com o desenvolvimento de soluções inovadoras em ambientes da área de comunicação, nos quais o Grupo Liberal atua com grande experiência e reconhecimento da sociedade. A parceria proporcionará o desenvolvimento de projetos e a transferência de conhecimentos e tecnologias, além de novas oportunidades de formação para discentes de graduação e pós-graduação”, declara o reitor.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 07.14.05O termo de cooperação assinado é abrangente e possibilitará a parceria em projetos diversos. Uma das ações já em desenvolvimento é na área de divulgação científica, no âmbito do projeto Liberal Amazon, que semanalmente divulga matérias sobre os recursos da região e competências e realizações da população e de instituições da Amazônia. Por meio da parceria, está sendo possível dar maior visibilidade às pesquisas realizadas na UFPA e mostrar seus impactos no cotidiano da população do estado e da Amazônia.

“Nossa universidade produz conhecimento de ponta e tem sido reconhecida nacional e internacionalmente por sua importância como o maior centro de produção de ciência e formação de recursos humanos na e da Amazônia. Para além dos círculos acadêmicos, esse conhecimento precisa ser apropriado pela população. Por isso é uma grande satisfação para a Universidade poder ampliar a circulação desses saberes e o impacto na vida das pessoas”, declarou Tourinho.

Ações - Outras ações já previstas são um grande programa de estágio que ofertará oportunidades a estudantes da UFPA em todas as áreas de atuação e empresas do Grupo Liberal. Nas áreas de inovação, tecnologia e inteligência de dados, estão previstas ações de incentivo a startups.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 07.14.22O presidente do Grupo Liberal, Ronaldo Maiorana, agradeceu a parceria com a universidade: “A Universidade Federal do Pará é fonte de orgulho para nós paraenses. Todos sabem da importância da universidade para o estado e a região amazônica. Estamos muito felizes em contribuir com uma instituição que tanto tem feito pelo desenvolvimento do Pará”.

A vice-presidente Rosângela Maiorana destacou a importância da parceria das empresas com a Universidade, sendo esta responsável pela formação dos profissionais qualificados que atuam no setor produtivo. Como vice-cônsul da Itália em Belém, também apontou possibilidades de parceria para a promoção da língua e da cultura italianas e ações de internacionalização da Universidade.

Também participaram do encontro o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, Renato Francês, a diretora da Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, Suzana Lopes, o diretor de Conteúdo do Grupo Liberal, Daniel Nardin, e o diretor de Inovação e Novos Negócios do Grupo Liberal, Sanchae Camatti.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional
Fotos: Alexandre de Moraes