Página inicial > Ultimas Notícias > Oficina de Compostagem indica destinação correta para o lixo orgânico doméstico e o produzido nos Bosques da UFPA

• Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 16h16

Compostagem

Sabes o que é compostagem? É um processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal. A compostagem transforma o que iria para o lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. Por meio de um projeto que se iniciou na Empresa júnior do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA, o aluno concluinte Alfredo Miglio vai ministrar uma oficina em parceria com os Bosques do Espaço ITEC Cidadão para ensinar a técnica, a qual pode, inclusive, ser realizada em ambiente doméstico. A oficina ocorre nesta sexta, dia 27, a partir das 9h, ao ar livre, no bosquinho.

O projeto visa, dentro da UFPA, reciclar a parcela orgânica do resíduo sólido, que corresponde a 50% de todo o lixo que vai para o aterro sanitário, transformando-o em composto organo-biológico para cultivos vegetais. Na oficina, serão utilizados detritos de jambo (Syzygium malaccense), cascas de pau mulato (Calycophyllum spruceanum), sobras dos legumes da sopa solidária, buriti (Mauritia flexuosa), caju (Anacardium occidentale), resíduos do corte de grama, folhas variadas, borra de café e cascas de ovos.

Compostagem4Alfredo Miglio ainda traz de bike os resíduos que gera em casa para a produção de biocomposto. “Na empresa júnior do curso, em 2016, construí uma composteira utilizando cascos de geladeira para utilização nos bosques. No Espaço ITEC, iniciei como bolsista no início de 2019 e, hoje, atuo como voluntário”, conta o aluno, que atualmente está em fase de TCC sobre compostagem doméstica urbana, orientado pelo professor Rui Macedo, diretor da Faculdade da Engenharia Sanitária e Ambiental - Faesa/ITEC/UFPA.

Programação - A programação da oficina tem como objetivo compartilhar informações a respeito da compostagem doméstica urbana e incentivar para que mais pessoas consigam dar uma destinação adequada aos seus resíduos, consequentemente produzindo um ótimo adubo orgânico. A realização da aula será em local aberto, no Espaço ITEC cidadão (bosquinho), e o aluno não precisa levar material. Para se inscrever, será cobrada a taxa de R$15. A renda angariada será para investir em materiais e equipamentos necessários à pesquisa do estudante. Na sexta, 26, também estarão à venda no Espaço produtos extraídos dos resíduos orgânicos do cotidiano dos bosques, tais como: composto orgânico, biofertilizante líquido e húmus de minhoca.

Alfredo utiliza recursos próprios para a compostagem dos resíduos gerados nos bosques, como o triturador, equipamento de alto custo que ele mesmo adquiriu, além de baldes, caixas de geladeira, telas de contenção, entre outros. “Somos admiradores incondicionais do Alfredo Miglio e do trabalho que realiza nos bosques, pelo empenho e dedicação. Foi nosso bolsista por dois anos. Então, testemunhar um aluno concluinte, em plena pandemia da Covid-19, realizando seu projeto de TCC e demonstrando, de forma prática, uma solução para os resíduos orgânicos no campus é muito inspirador”, opina Gina Calzavara, coordenadora do ITEC Cidadão.

Compostagem2A UFPA tem 16.700 metros quadrados de bosques, os quais servem como espaço de convivência e de práticas acadêmicas, e produz diariamente um excesso de lixo orgânico. “Temos safra de jambos , cajus, mangas, taperebás, muitas folhas , cascas de árvores etc. Esses resíduos não podem simplesmente permanecer jogados no chão. Dar a destinação correta e sustentável a eles por meio da compostagem é uma boa prática acadêmica e de consciência cidadã”, ressalta Gina, na esperança de que as pessoas levem essa prática para dentro de seus lares também.

Sopa solidária – Além dos resíduos naturais, também são utilizadas na compostagem dos Bosques as cascas de legumes e demais detritos de lixo orgânico gerado da produção da sopa solidária, servida todas as quartas e sextas-feiras aos trabalhadores de serviços gerais da UFPA, no Espaço ITEC Cidadão. Iniciativa da coordenadora Gina Calzavara, a sopa tornou-se rotina a partir de doações de alimentos feitas por servidores da Universidade. O preparo é feito no próprio local, com a ajuda de voluntários, por meio de um forno a lenha, também doado por professor da UFPA (Sérgio Elarrat, da Faculdade de Engenharia Mecânica). A lenha utilizada é coletada nos bosques e os próprios trabalhadores que consomem a sopa ajudam com doações e divisão de tarefas.

Para colaborar com a sopa solidária, basta doar alimentos, como legumes, arroz, feijão, massa de sopa e proteína no Espaço ITEC Cidadão. Voluntários para atuar no preparo e no momento de servir a sopa também são bem-vindos, às quartas e sextas-feiras, pela manhã. Mais informações pelo instagram Bosquinho UFPA.

Oficina de Compostagem Doméstica Urbana

Data: 27 de agosto de 2021 (sexta-feira)

Ministrante: Alfredo Miglio – FAESA/UFPa

Local: Espaço Itec Cidadão – UFPa

Horário: a partir das 9h

Duração: uma hora e trinta minutos

Valor: R$ 15,00

Inscrições diretamente com o ministrante pelo fone (91) 98121-8178.

Texto e fotos: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA