Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia o Seminário Nacional de Inserção Curricular da Extensão

UFPA sedia o Seminário Nacional de Inserção Curricular da Extensão

• Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 14h36

PORTAL SEMINÁRIO NACIONAL

Ocorre nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Seminário Nacional de Inserção Curricular da Extensão, com a realização do Fórum Nacional de Pró-Reitorias de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (FORPROEX), com apoio do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das IFES – COEX/Andifes, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento será aberto às 9h, com a participação do reitor Emmanuel Tourinho, de reitores e de pró-reitores de Extensão de demais universidades associadas. Confira aqui a programação.

O evento é direcionado a pró-reitores de extensão e suas equipes, mas também possibilitará o acompanhamento da comunidade em geral por meio de transmissão ao vivo pelo canal UFPA Oficial no youtube. A programação gira em torno de três eixos importantes no que se refere à integração curricular da extensão, sendo eles: a discussão sobre a indissociabilidade da extensão com a formação cidadã, a pesquisa e o ensino; a normatização desse processo de inserção e a efetivação dessa realidade nos ambientes acadêmicos.

Para o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Júnior, “o seminário é muito importante, porque vivenciamos, nestes últimos três anos, de forma mais concreta e intensa, um movimento que visa inserir o universo da extensão, com suas atividades e formas, nos currículos das atividades dos cursos de graduação. A meta é que isso se efetive até o final do ano que vem. Então, tomamos este seminário como um momento de preparação”.

Assim, a expectativa é de que o seminário discuta os significados contemporâneos da extensão, as atualizações necessárias à área, as melhores maneiras para que a integração das atividades no escopo formal considere as especificidades e características de cada faculdade, além das experiências já vivenciadas pelas lideranças nacionais desse percurso nas universidades públicas brasileiras.

“Estamos lidando com relações múltiplas e diversas da extensão com o ensino e a pesquisa, por isso é essencial o compartilhamento de experiências, para que também possamos fazer nossas projeções”, afirma o pró-reitor Nelson Júnior.

O reitor Emmanuel Tourinho vai se pronunciar durante a abertura do evento, a qual também terá a participação dos reitores Marcus Vinícius David (UFJF) e Rodrigo Bruno Zanin (UEMT). Outras instituições, como UnB, Uneb, UFRPE, UFABC, estarão representadas pelos seus respectivos pró-reitores de Extensão. As mesas de discussão terão participação de demais professores atuantes na área.

O evento se encerra às 18h30, mas a gravação permanecerá on-line no canal da UFPA.

Seminário Nacional de Inserção Curricular da Extensão

Data: 1º de setembro de 2021

Transmissão pelo canal UFPA Oficial no youtube.

Programação disponível aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA