Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lança primeiro edital do Prêmio Horacio Schneider – Destaque na Iniciação Científica

• Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 14h42

PORTAL PRÊMIO HORACIO SCHNEIDER

Estimular graduandos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em iniciação científica, cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade. Esse é o objetivo do primeiro edital do Prêmio Horacio Schneider – Destaque na Iniciação Científica da UFPA, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). O edital está disponível aqui e a submissão de propostas ocorre de 1º a 17 de setembro de 2021.

O prêmio possui caráter simbólico e consiste no recebimento de um Certificado de Destaque da Iniciação Científica e na menção honrosa dos nomes dos contemplados durante o XXXII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, que ocorrerá no período de 8 a 12 de novembro de 2021. Além disso, como parte da programação do evento, os premiados apresentarão seus trabalhos para a comunidade acadêmica, por meio de lives, que serão transmitidas nas redes sociais da UFPA.

Serão premiadas até 12 propostas de cada Grande Área de Conhecimento (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes), totalizando a premiação de até trinta e seis bolsistas. Os trabalhos inscritos devem ter sido concluídos no ciclo 2020-2021, em um dos programas institucionais voltados à iniciação científica: Programa Institucional de  Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (Prodoutor) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic).

Conforme o calendário do edital, a submissão das propostas ocorrerá de 1º a 17 de setembro de 2021. A análise das propostas será até o dia 24 de setembro, com a divulgação dos resultados prevista para o dia 30 de setembro de 2021. A premiação levará em conta a qualidade do Relatório Final do Plano de Trabalho e o histórico acadêmico do(a) candidato(a). As propostas serão julgadas pela Propesp, com apoio de pesquisadores ad hoc.

Reconhecimento - Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio, a ciência é um dos pilares mais importantes de uma universidade, e a UFPA é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de sua pesquisa científica. “O Prêmio Destaque de Iniciação Científica de 2021 da UFPA recebeu o nome de um dos cientistas mais brilhantes da história da Instituição. Horácio Schneider ingressou na UFPA como docente do Centro de Ciências Biológicas em 1977 e teve uma carreira de destaque como gestor e como cientista, formando dezenas de alunos de graduação, mestres e doutores, e publicando muitos artigos que são referência hoje na literatura científica internacional. O Prêmio Horacio Schneider voltado para a iniciação científica será certamente fonte de inspiração para os jovens alunos de graduação da UFPA”, observa.

Nascido em 15 de maio de 1948, na cidade de São Paulo (SP), o pesquisador e professor da UFPA Horacio Schneider faleceu aos 70 anos de idade, em 2018. Em Belém, graduou-se em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPA e fez mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pelo Departamento de Genética na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutorado pela Universidade de Stanford (EUA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1B do CNPq e professor titular do Instituto de Estudos Costeiros do Campus Universitário de Bragança da UFPA, formou várias gerações de pesquisadores e contribuiu para a formação de novos grupos de pesquisa em instituições da Amazônia.

Sendo uma das mais expressivas lideranças acadêmicas e científicas da Amazônia e do país, o professor Horacio Schneider exerceu diversas funções na UFPA, incluindo as de reitor em exercício, vice-reitor, pró-reitor de Planejamento, pró-reitor de Relações Internacionais e diretor do Instituto de Estudos Costeiros do Campus de Bragança.

No cenário nacional e internacional, Horacio Schneider participou de várias sociedades científicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e presidente da Sociedade Brasileira de Genética, membro do comitê assessor do CNPq, vice-presidente da CTNBio, membro do Comitê Gestor do Programa Prosul e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Coordenou diversos projetos e parcerias internacionais.

Para o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, o prêmio presta uma homenagem muito merecida ao professor Horacio Schneider e celebra a sua memória como referência para as novas gerações: “O professor Horacio Schneider foi um grande construtor da UFPA, uma liderança acadêmica, científica e política na Instituição. Contribuiu, de modo muito intenso, para que a Universidade Federal do Pará se tornasse o que é hoje, um grande centro de produção de conhecimento na e da Amazônia e uma sólida estrutura de formação de pesquisadores e profissionais em todas as áreas. Suas utopias e sua atuação como professor, pesquisador e gestor ajudaram a moldar a universidade dos sonhos de muitos jovens. A homenagem ao professor Horacio com um prêmio destinado a estudantes em iniciação científica é uma forma especial de manter acesas essas utopias e estimular a dedicação das novas gerações”, destaca.

Edital 13/2021 – Prêmio Horacio Schneider – Destaque na Iniciação Científica

Submissão de propostas: de 1º a 17 de setembro de 2021

Previsão do resultado: 30 de setembro de 2021

Premiação: de 8 a 12 de novembro de 2021

Confira o edital completo aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA