Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Littera retoma as atividades e lança Simpósio “Estudos Claricianos”
Início do conteúdo da página

Projeto Littera retoma as atividades e lança Simpósio “Estudos Claricianos”

  • Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 14h51

Littera

Sob o lema “A arte salvará o mundo”, frase dita por Dostoiévski, o Projeto Littera da Universidade Federal do Pará (UFPA) vem, há oito anos, promovendo atividades que buscam divulgar as literaturas alemã e brasileira. E, para comemorar os 100 anos de Clarice Lispector e mais um, o projeto retoma suas atividades a partir do dia 1º de setembro, com a realização do Simpósio “Estudos Claricianos”, em colaboração com o Projeto “A mulher de mil faces”, do IFPA, e com a Casa de Estudos Germânicos. Para se inscrever, acesse o site do evento.

Antes da pandemia de Covid-19, que paralisou os encontros presenciais, o projeto realizava minicursos no espaço da Casa de Estudos Germânicos, localizado no campus de Belém da UFPA. Hoje, com a nova realidade imposta pela necessidade de distanciamento social, as atividades do Littera têm sido realizadas em formato de lives, que auxiliaram a manutenção das dinâmicas do projeto e facilitaram a manutenção da disponibilidade de conteúdo literário. 

“Eu creio firmemente na possibilidade de desenvolvermos aos que gostam de Literatura o contato com as obras, a exploração de temáticas interessantes, abrirmos debates e também, em meio à pandemia, termos a ideia de que não podemos parar de sonhar. A Literatura permite que nossos sonhos sigam firmes em meio a situações muito complexas como os tempos que atravessamos”, afirma a coordenadora do projeto, Patricia Cezar.

Para a professora, é importante, ainda, que os participantes do projeto "enxerguem e entendam que a Literatura não é uma mera expressão de palavras bonitinhas, mas existe para tirar qualquer pessoa do obscurantismo na medida em que permite, pela leitura, se adentrar novos territórios, ideias e possibilidades. Pela Literatura se percebe algo, se reconhece, se explora, há a descoberta, há as reações." 

E, neste mês de setembro, os integrantes do Littera retornam esses passeios pela Literatura, com a realização de um simpósio baseado nos estudos das obras de Clarice Lispector, carinhosamente nomeados de “Estudos Claricianos”, que irá celebrar o aniversário de 100 anos da autora mais um. 

Estudos Claricianos - A ideia surgiu da professora e integrante do projeto, Márcia Denise Collinge, que já havia trabalhado a temática com seus alunos, dentro de seu próprio Projeto “A mulher de mil faces”. De acordo com ela, o fato de Clarice Lispector atrair muitos admiradores também foi considerado relevante para a escolha da autora. 

“Ao estudar a saga da escritora, entrelaçada à fortuna crítica de múltiplas vertentes, sobretudo aliando Literatura à Psicologia analítica, apresentaremos conexões da construção personagens claricianas com os arquétipos de deidades mitológicas greco-romanas, tais como Ártemis/Diana, Atena/Minerva, Héstia/Vesta, Hera/Juno, Afrodite/Vênus, Deméter/Ceres e Coré/Perséfone, bem como a influência de seus arquétipos na escrita de Clarice”, explica a professora Márcia Denise Collinge. 

As palestras vão se estender ao longo de todo o segundo semestre e ocorrerão uma vez por semana, com início previsto para o dia de setembro de 2021 (quarta-feira). Os interessados deverão realizar a sua inscrição no site oficial do evento, até o dia 31 de agosto de 2021. As palestras serão transmitidas pelo Google Meet, e o link de acesso à sala virtual será enviado para o e-mail pessoal de cada participante.

Todas as palestras do I Simpósio de Estudos Claricianos serão gratuitas e contarão com certificação. Dessa maneira, qualquer pessoa que se sentir interessada na abordagem da temática está convidada.   

Serviço:

Projeto Littera: “Estudos Claricianos” 

Prazo de inscrição: Até 31 de agosto

Início: de setembro de 2021

Inscrição: site do evento

Saina mais sobre o Littera na página do projeto e no seu perfil no Facebook.

Texto: Leandra Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página