Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Acolher oferta espaço para conversa sobre a saúde mental na pós-graduação
Início do conteúdo da página

Projeto Acolher oferta espaço para conversa sobre a saúde mental na pós-graduação

  • Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 09h48

acolher portal

O Projeto de extensão Acolher, da Universidade Federal do Pará, promoverá mais uma roda de conversa sobre saúde mental para estudantes de pós-graduação de toda a Região Metropolitana de Belém. A ideia da roda é estabelecer um espaço on-line em que os estudantes possam falar sobre a saúde emocional e os desafios dessa etapa. O encontro ocorrerá no dia 8 de setembro de 2021, das 17h às 19h, com transmissão pelo Google Meet.

O Acolher foi criado em 2018 para proporcionar um espaço de acolhimento e escuta aos pós-graduandos. Segundo a professora Rachel Ripardo, coordenadora do projeto, e sua equipe, a criação do projeto foi pensada mediante as vivências dos estudantes na pós-graduação, que incluem: prazos apertados, pressão para publicar artigos, carga de trabalho algumas vezes excessiva, cobranças, dificuldade em conciliar profissional, família e estudos, entre outras demandas. 

“Cada pós-graduando sente, lida e se comporta de maneira diferente e o Acolher convida os estudantes a refletirem sobre situações próprias da pós-graduação, reconhecerem seus sentimentos e repensarem posturas, abordando temáticas, como: relação orientador(a)-estudante, gestão do tempo para a aquisição de habilidades e o desenvolvimento de uma pesquisa, pouca disponibilidade de bolsas, entre outras”, ressalta a coordenadora Rachel Ripardo e sua equipe. 

Além de realizar encontros mensais, o Projeto Acolher também atua com um perfil no Instagram, fazendo postagens semanais direcionadas a temas que abordam a saúde emocional. Para participar da roda de conversa do dia 8 de setembro, acesse o formulário disponível aqui

Setembro Amarelo - O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que deu origem à Campanha Setembro Amarelo, criada para dar mais visibilidade às medidas de prevenção ao suicídio e à importância de se adotar cuidados com a saúde mental. 

“Em setembro, a roda do Acolher se junta ao esforço coletivo para apoiar a promoção da saúde mental, pois, na correria da pós-graduação, com prazos, muitas disciplinas, dificuldades na coleta, entre outros, muitos estudantes não entendem a importância dos cuidados com a saúde mental”, acrescenta a coordenadora Rachel Ripardo. 

Por esse motivo, a coordenadora ressalta: Cuidar do seu bem-estar através da boa alimentação, de exercícios físicos, do cuidado com o sono; desenvolver atividades prazerosas externas à pós-graduação; investir em seus relacionamentos familiares e de amizade, entre outros cuidados com a saúde mental, evita que a própria pós-graduação se torne desgastante”. 

Serviço

Roda de Conversa do Projeto Acolher

Data: 8 de setembro de 2021

Horário: 17h às 19h

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página