Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Arquivologia comemora seus 10 anos de história com programação especial
Início do conteúdo da página

Curso de Arquivologia comemora seus 10 anos de história com programação especial

  • Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 15h27

Arquivologia

Neste ano, o Curso de Arquivologia, hoje vinculado à Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (FAARQ-UFPA), está completando 10 anos e, para celebrar essa data especial, a FAARQ, em colaboração com a Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPA), realizará uma programação especial, que contará com a participação de nomes importantes para o meio científico da arquivologia, como a professora Luciana Duranti, da Universidade de British Columbia (UBC), Canadá. O evento ocorrerá no dia 6 de setembro de 2021, com abertura às 10h e encerramento às 21h.

O início do curso de Arquivologia na UFPA foi marcado por grandes desafios que foram sendo superados ao longo dos anos, até obter o reconhecimento de excelência que hoje tem, caracterizado pela boa colocação no Ranking Universitário Folha (nota 4), pela alta capacitação do seu corpo docente, composto 100% por doutores, e pelo desenvolvimento de projetos de relevância interinstitucional, entre outras ações. 

“A FAARQ está evoluindo em várias frentes para enfrentar os desafios da Arquivologia na Amazônia, no século 21, tais como: atualização na formação tecnológica em arquivos eletrônicos para a Região Norte; o estabelecimento de acordos de cooperação com outras unidades para a prestação de serviços de valor agregado na gestão documental e de arquivos, incluindo o ICSA, o PPGCI, o Arquivo Central da UFPA, o Observatório Nacional, a Empresa de Engenharia Terraplena e o Tribunal Federal da Primeira Região. Além dessas atividades, os docentes desenvolvem pesquisas interessantíssimas como a informática na URSS, os arquivos da cabanagem, acervos de movimento sociais do campo, competência em informação arquivística, pós-modernidade e arquivos, mídias sociais on-line e privacidade, fluxos informacionais e sustentabilidade digital. Também estamos desenvolvendo o Laboratório de Gestão Arquivística e Memória Digital (GDArq-Memoria Lab), único na região”, ressaltam os professores Cristian Berrío Zapata, Fernando de Assis Rodrigues e Gilberto Gomes Cândido, organizadores do evento.  

Programação de 10 anos - A ideia de promover o evento surgiu da possibilidade de realizar uma palestra com a professora Luciana Duranti em colaboração entre o PPGCI e a FAARQ. Diante disso, pensou-se na data de celebração dos 10 anos da FAARQ no 6 de setembro, como ato inicial de diversas comemorações adicionais. Luciana Duranti é um dos grandes nomes internacionais do campo científico da Arquivologia. Atualmente ela dirige o Centro de Estudos Internacionais de Arquivos e Registros Contemporâneos (Ciscra) e é pesquisadora e diretora do Projeto de Pesquisa Internacional sobre Registros Autênticos Permanentes em Sistema Eletrônico (InterPARES). 

“A professora Duranti é uma autoridade mundial na Arquivologia, tendo publicado inúmeros textos que ampliam os conceitos de arquivamento, a compreensão dos produtos das novas tecnologias e a sua relação com a autenticidade dos registros, sua confiabilidade e segurança nos sistemas que os abrigam”, afirma o professor Cristian Berrío Zapata.

A palestra será ministrada em inglês pela professora e não terá tradução simultânea. No entanto aqueles que efetuarem previamente suas inscrições aqui receberão uma cópia digital traduzida da fala da professora. 

Além da Aula Magna "Por que me tornei uma arquivista. Por que você seria, ou deveria ser, um?", a programação se estende, ao longo de todo o dia 6 de setembro de 2021, com a realização das seguintes mesas temáticas: 10 anos da criação do Curso de Arquivologia da FAARQ; 10 anos do Curso de Arquivologia e o Mercado de Trabalho: perspectivas na iniciativa privada para a Região Norte; 10 anos do Curso de Arquivologia e o reconhecimento do Profissional Arquivista na Região Norte; 10 anos do Curso de Arquivologia e a carreira pública de arquivistas: trajetórias; O papel dos discentes na construção do Curso de Arquivologia: O Centro Acadêmico de Arquivologia.

O evento é voltado a formandos e a profissionais de qualquer área relacionada com a gestão e organização da informação, como arquivistas, bibliotecários, museólogos e cientistas da informação e da computação.  A participação contará com carga horária. O link de acesso à transmissão será disponibilizado antecipadamente, no e-mail pessoal de todos que se inscreverem no formulário. 

Serviços:

10 anos da Faculdade de Arquivologia  

Prazo de inscrição: 6 de setembro de 2021, no site do evento.

Horário: 10h às 21h

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página