Levantamento de Interesse em Qualificação auxilia na fomentação de ações de educação formal para servidores da UFPA
No intuito de fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), irá promover, de 6 a 10 de setembro, o 2° levantamento de interesse em qualificação. O levantamento ocorrerá por meio de um formulário on-line para diagnosticar as necessidades de educação formal dos servidores.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Profissional, Eduardo Oliveira, na Universidade, a educação formal é fomentada de duas formas pela Progep: por meio de parcerias com unidades da própria UFPA e com outras instituições de ensino (através de Minter ou Dinter) ou pela concessão de auxílios financeiros para o desenvolvimento do servidor, assegurados pelo Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali). Saber as áreas de interesse dos servidores é importante para o melhor desenvolvimento dessas ações.
“Esse levantamento colabora principalmente com a primeira das formas apresentadas, já que é uma maneira de sondarmos as áreas e cursos de maior interesse entre os servidores, o que aumenta as chances de êxito no preenchimento das vagas e formação de turmas de pós-graduação exclusivas para eles”, afirma Eduardo Oliveira.
Com os resultados coletados pelo formulário, o Capacit poderá realizar negociações de vagas ou turmas em cursos de pós-graduação (mestrado/doutorado), bem como ofertar ações de capacitação que cooperem com o aumento das chances dos servidores de obter aprovação nos processos seletivos de qualificação, o que já vem sendo feito com o auxílio dos dados fornecidos pelo 1º levantamento.
Como participar - Para que se possa ter um levantamento abrangente, é importante que os servidores (técnico-administrativos e docentes) que tenham interesse em seguir com seus estudos participem. O preenchimento do instrumento é simples e rápido, e pode ser feito agora mesmo aqui.
Resultados do 1º levantamento - No primeiro levantamento de interesse, com base nas 486 respostas válidas, foi verificado que 56% tinham interesse em mestrado e 30% em doutorado. No que tange à área de estudo, 41% dos servidores consultados se disseram inclinados às Ciências Sociais Aplicadas, enquanto 29% apontaram Ciências Humanas, Jurídicas e Econômicas.
Fundamentado nos dados, o Capacit viabilizou ou apoiou a negociação de vagas exclusivas para servidores em diversos programas de mestrado e doutorado, que foram: 30 vagas no Mestrado em Economia Aplicada – PPGEA/ICSA (sendo 10 vagas em 2019 e 20 vagas em 2020 – 10 para Belém e 10 vagas para o interior, tendo como sede Capanema); 8 vagas no Mestrado em Administração – PPGAD em 2020; 3 vagas no Mestrado em Direito – PPGDDA/ICJ em 2021; 12 vagas no Doutorado de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA e 15 vagas no Dinter em Controladoria e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – PPGCC-FEA-RP/USP.
Serviço:
Levantamento de Interesse em Qualificação
Período: 6 a 10 de setembro
Público-alvo: Servidores técnico-administrativos e docentes.
Questionário disponível aqui
Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA
Redes Sociais