Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Aula magna da Pós-Graduação em Direito promove Ciclo de Diálogos da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos com temática indígena
Início do conteúdo da página

Aula magna da Pós-Graduação em Direito promove Ciclo de Diálogos da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos com temática indígena

  • Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 10h54

ppgd

“Povos Indígenas: uma jornada por reconhecimento e direitos humanos”. Esse será o tema da aula magna para a abertura do segundo semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA) e para o I Ciclo de Diálogos da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos. A conferência ocorre no dia 13 de setembro, segunda-feira, às 19 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Facebook do PPGD/UFPA e pela Plataforma Zoom (para inscritas/os no evento), e será ministrada pelo professor Almires Martins Machado, indígena da etnia Guarani.

Almires Martins Machado foi o primeiro indígena a receber o título de doutor pela UFPA, com a tese De Sonhos ao Oguatá Guassú: em busca da(s) Terra(s) Isenta(s) de Mal, por meio do Doutorado em Antropologia Social da UFPA. O professor Almires Machado possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran, 2004), mestrado em Direitos Humanos pela UFPA, 2009, e doutorado tendo sido concluído em 2015. É membro do Núcleo Jurídico do Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual (Inbrapi) e autor do livro Sistema Jurídico Guarani Tradicional

A conferência terá como debatedoras(es) as professoras Jane Beltrão (PPGD/UFPA), Cristina Terezo (PPGD/UFPA), Sandra Regina Martini (PPGD/UniRitter) e o professor João Paulo Allain (PPGD/Unicap). 

Estão previstas duas horas de atividades complementares mediante inscrição pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (indicar nome completo e filiação/instituição).

A conferência também celebra um dos maiores programas de formação de indígenas e quilombolas em Direito, área de concentração em Direitos Humanos, em âmbito nacional, coordenado pelas professoras Cristina Terezo (PPGD/UFPA) e Jane Beltrão (PPGD/UFPA), por meio da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (CDHA), com financiamento da Fundação Ford e Clua, que compreende residência para advogados(as) indígenas e quilombolas, mestrado em Direito (PPGD/UFPA) para indígenas e quilombolas e cátedra de professor visitante indígena. 

Serviço

Aula magna do PPGD/UFPA -  I Ciclo de Diálogos da Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos.

Tema: “Povos Indígenas: uma jornada por reconhecimento e direitos humanos”.

Data: 13.9.2021

Horário: 19h

Transmissão: transmissão ao vivo pelo Facebook do PPGD/UFPA e pela Plataforma Zoom (para inscritas/os no evento)

Inscrições gratuitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Texto e arte: Divulgação do evento

registrado em:
Fim do conteúdo da página