Página inicial > Ultimas Notícias > Evento reúne pesquisadores em debate sobre Turismo, Lazer e Patrimônio na Pan-Amazônia

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 13h38

congresso turismo pan amazônico

A Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará, irão realizar o I Congresso Pan-Amazônico de Turismo, Lazer e Patrimônio nos dias 11 e 12 de novembro. O evento, que será  gratuito e virtual, tem como objetivo debater e aprofundar questões referentes ao Turismo e Patrimônio na atualidade. As inscrições e submissões já estão abertas.

É crescente a demanda de estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas de conhecimento pelo desenvolvimento de projetos e ações voltados para o lazer na atualidade. Neste sentido, a realização do evento vem para oportunizar um espaço de construção e difusão do conhecimento entre os países da Pan-Amazônia, contribuindo para afirmar o Turismo, o Lazer, o Patrimônio e as Políticas Públicas relacionadas, como um campo de estudos frutífero para a compreensão da dinâmica de diferentes sociedades.

“É fundamental, na atualidade, a necessidade de atenção e preocupação da academia e da ciência em provocar e propor o debate sobre as escolhas e modos de organização do Turismo e Patrimônio de pessoas e comunidades, e suas relações com a cultura (local e global), o mercado capitalista globalizado etc.  Assim, este evento se propõe a conhecer, estudar e valorizar essas práticas de Turismo, e Patrimônio relacionadas e dar a elas visibilidade e análise crítica perante a ótica acadêmico-científica comprometida com a construção de um mundo melhor e mais viável para todos. Esses princípios permitem a inclusão de temas que atravessam as vivências de lazer, ócio e recreação, como os marcadores sociais de classe, gênero, raça, religião, dentre outros.” explica a professora Maria Goretti Tavares, coordenadora do congresso.

Podem participar pesquisadores, estudantes e estudiosos da temática Turismo, Patrimônio e Lazer na Pan-Amazônia. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site do evento. O congresso será no período de 11 e 12 de novembro, com início às 10h.

Submissões de Trabalho - O prazo para envio de resumo é de 10 de agosto a 4 de outubro. Cada autor só poderá submeter um trabalho como primeiro autor (por GT), podendo participar como coautor em até dois trabalhos. Serão aceitáveis até dois coautores em cada proposta. A titulação mínima para autores e coautores é de graduação completa.

Os textos inscritos para o formato de Resumo Expandido deverão ser resultados de pesquisas já concluídas, dados parciais e/ou de relatos de experiência, podendo ser escritos em inglês, espanhol ou português. Já os trabalhos científicos deverão ser originais, que não tenham sido apresentados em nenhum outro evento ou publicados em revista científica no momento do envio. A divulgação dos resultados será no dia 25 de outubro.

l Congresso Pan-Amazônico de Turismo, Lazer e Patrimônio

Data: 11 e 12 de novembro