Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio de Cartografia, Geoinformação e Análise Ambiental recebe inscrições

Simpósio de Cartografia, Geoinformação e Análise Ambiental recebe inscrições

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 15h06

Simpósio Cartografia

O Simpósio de Cartografia, Geoinformação e Análise Ambiental - Cargeo - ocorrerá entre os dias 14 e 16 de setembro, de forma totalmente on-line. O evento visa discutir e descobrir a aplicação de geotecnologias e as questões socioambientais. Organizada pelo Curso de Especialização em Geoprocessamento e Análise Ambiental (Profima), pertencente ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA da UFPA), a programação será transmitida via YouTube somente para inscritos.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 12 de setembro, aqui. Podem participar alunos de graduação, pós-graduação, profissionais de geoinformação e demais interessados. Ao fazer a inscrição, o(a) participantes ficará habilitado(a) a receber o e-mail com acesso à transmissão ao vivo do evento.

O simpósio visa construir e oportunizar um diálogo a respeito da aplicação das Geotecnologias para a Análise Ambiental e outros temas afins. A abertura discutirá o tema “Geoinformação e perspectivas na formação docente”, com o professor convidado Flávio Rodrigues do Nascimento, representando o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e mediação do professor Christian Nunes da Silva (Numa/UFPA).

Em seguida, a Mesa-Redonda “O profissional de Geoinformação e sua área de atuação” terá participação do professor estrangeiro Luis Villacis, da Universidad Estatal de Bolivar – Equador, além dos professores Paula Pinheiro (UFRA), Alan Araújo (FGC/UFPA) e  Christian Nunes (mediador).

Outros temas como “Tecnologia drone e geoinformação” serão discutidos por Tatiana Pará (IFPA-Castanhal), Allison Castro (Embrapa Amazônia Oriental), Leonardo Santos (CBM/PA) e Daniel Sombra (UFPA), como mediador. Para encerrar, os convidados Flávio Altieri (SIPAM- CR Belém), Orleno Marques (IEPA/AP), Amintas Rossete (Unemat) abordarão “Aplicações de Geotecnologias na Análise Ambiental”, mediados pelo professor Christian Nunes.

O evento será ainda palco para o lançamento de dois livros: Uso dos recursos naturais da Amazônia paraense e Caminhos no campo e na cidade: experiências do PRONERA no ensino, pesquisa e extensão, ambos da Editora GAPTA/UFPA, 2021.

Simpósio de Cartografia, Geoinformação e Análise Ambiental - Cargeo

Data: de 14 a 16.9.2021