Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA recebe presidenta da União Nacional dos(as) Estudantes
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPA recebe presidenta da União Nacional dos(as) Estudantes

  • Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 08h52

WhatsApp Image 2021 09 14 at 08.39.58

A nova presidenta da União Nacional dos(as) Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, foi recebida pelo reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, na tarde de segunda-feira, 13 de setembro. Também participaram do encontro o tesoureiro da UNE, Filipe Eich, e a ativista educacional e presidenta da União da Juventude Socialista no Pará, Ellana Silva.

Bruna Brelaz foi eleita em julho de 2021 como a primeira presidenta negra da UNE, oriunda do estado do Amazonas. Apresentou as pautas da sua gestão: defesa da democracia tendo a educação como linha de frente do debate de um projeto para o país; desenvolvimento da Amazônia com o protagonismo da ciência brasileira e amazônica produzida pelas universidades e a luta pelo financiamento público do ensino superior.

WhatsApp Image 2021 09 14 at 08.39.59O reitor da UFPA fez um panorama da atuação da Instituição no Pará e na Amazônia, destacando o impacto social da presença das instituições públicas de ensino superior na transformação de realidades na região. Destacou também a importância de fortalecer a cooperação entre organizações que defendem as universidades públicas: “A Universidade Federal do Pará está sempre interessada no diálogo com os/as que têm compromisso com a defesa da universidade pública. O sistema público de ensino superior é o melhor no Brasil e precisamos garantir que ele avance e ofereça oportunidades para todas as pessoas”.

A presidenta da UNE ainda apresentou a proposta de realização da segunda edição do Encontro dos Estudantes da Amazônia em 2022, em Belém, na UFPA. A primeira edição está prevista para 2021, com sede em São Luís, no Maranhão. O evento visa pautar a Amazônia com o protagonismo dos(as) estudantes da região. Como sugestão, o reitor indicou que o evento seja sediado próximo ao período ou integrado ao Fórum Social Pan-Amazônico, previsto para ocorrer na segunda quinzena de julho de 2022.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página