Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Ação “Desplastificando rios urbanos” pretende reunir voluntários para a limpeza do rio Tucunduba
Início do conteúdo da página

Ação “Desplastificando rios urbanos” pretende reunir voluntários para a limpeza do rio Tucunduba

  • Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 15h58

TUCUNDUBA

“Desplastificando rios urbanos”. Esse é o tema da ação que ocorrerá neste sábado, 18 de setembro, às 11h, dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA), às margens do rio Tucunduba. Essa prática homenageia o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Estão à frente dessa iniciativa jovens pesquisadores da Instituição, por meio do Observatório da Costa Amazônica (OCA), em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (Lapmar/UFPA) e com a ONG Quem Ama Cuida, e professores que coordenam projetos de extensão da Faculdade de Oceanografia (FAOC/UFPA). Para aqueles que desejam voluntariar-se na atividade, basta preencher este formulário:< https://forms.gle/LGxqR3XpbKkKZGps6>.

A ação tem o objetivo de retirar os resíduos poluidores do rio e promover boas práticas ambientais, com a intenção de sensibilizar os participantes sobre a importância do descarte regular de lixo. Outro intuito é também divulgar mais sobre as pesquisas desenvolvidas pela FAOC e seus parceiros, como o Lapmar e os cinco projetos de extensão apoiadores da causa. São eles: Amanara, Oceano de Conhecimento, Operação Praias, Conecta Década e Vozes da Amazônia.

Recentemente o Lapmar divulgou em seu perfil no Instagram <https://www.instagram.com/p/CTz3uBLLN8W/?utm_source=ig_web_copy_link> a pesquisa da dissertação de mestrado do discente Gabriel Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOC/UFPA). A análise quantifica o percentual de resíduos flutuantes em cinco rios amazônicos dominados por maré, incluindo o Tucunduba.  Segundo o estudo, cerca de 6 toneladas por ano são transportadas pelo rio e mais de 540 toneladas são transportadas pela Baía do Guajará.

Esta atividade é uma forma de obter um oceano mais limpo, haja vista que os resíduos chegam até o mar, acarretando riscos tanto para a vida marinha quanto para a  nossa. Esta também é uma ação no contexto da Década do Oceano, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), lembra a diretora da FAOC, Sury Monteiro.

Desplastificando rios urbanos: As ações de limpeza, especificamente, iniciaram em 2021 na UFPA, e o mutirão deste sábado será o primeiro aberto ao público. No entanto, há cerca de 5 anos, são promovidos estudos no rio Tucunduba pela FAOC, tais como a quantificação de resíduos sólidos e a instalação de uma ecobarreira.

Este ano, iniciamos uma ação contínua, que deve ocorrer semanalmente, para o monitoramento da acumulação de resíduos nas margens do Tucunduba. Essa iniciativa faz parte do projeto chamado “Resíduos sólidos em rios, praias e manguezais da costa paraense", que acompanha o acúmulo de resíduos nesses ambientes e quais são os seus impactos”, acrescenta a diretora.

Vale lembrar que o número de vagas disponibilizado para a participação do público é limitado e, para participar da ação, é obrigatório o uso de máscara. O encontro com a equipe de organização será próximo à foz do rio Tucunduba, no espaço do Complexo Recreativo Vadião.

 

Serviço:

Desplastificando rios urbanos

Data: 18 de setembro de 2021

Horário: às 11h da manhã

Local de encontro:  foz do rio Tucunduba, no espaço do Complexo Recreativo Vadião.

 

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA 

Foto: Thiago Pelaes

registrado em:
Fim do conteúdo da página