Rede Jandyras lança campanha para discutir a emergência climática em Belém
Belém é a capital do estado que mais emite gases do efeito estufa no Brasil. Com as previsões de aumento do nível do mar e da temperatura na região, e maior quantidade de chuva, a população de Belém se encontra em uma situação de vulnerabilidade, especialmente as pessoas que moram nas periferias da cidade. Atualmente, a Rede Jandyras, uma iniciativa que surgiu da Organização “Ame o Tucunduba”, está construindo uma Agenda Climática para Belém, que compila dados, análises e proposições de ação para a cidade.
A atividade do grupo iniciou-se neste mês, desde o Dia da Amazônia, 5 de setembro. A rede é composta por quase 30 mulheres com idades, vivências e identificações étnico-raciais diversas. Além disso, ela também agrega as Organizações "Ame o Tucunduba", "Canteiros Verdes, Cidade Viva", "Laboratório da Cidade" e "Paráciclo" somadas aos Grupos de Pesquisa "ACTA - Núcleo de Pesquisa: Ação Pública, Território e Ambiente" e "Urbana - Grupo de Pesquisa Urbanização e Natureza na Amazônia", vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA).
O último relatório do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC) evidencia que as atividades humanas são responsáveis pelo aquecimento global e aponta a urgência de políticas públicas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa. Diante disso, as participantes da rede elencaram cinco pautas prioritárias: infância e clima; justiça ambiental e racial; direito à água e saneamento; habitação social; mobilidade urbana. A agenda completa será divulgada no dia 24 de setembro, Dia da Greve Global pelo Clima, e posteriormente entregue ao poder público, como forma de orientar e cobrar as ações deste.
Ame o Tucunduba: A “Ame o Tucunduba” é uma organização que atua desde 2016 em prol de uma mudança nas relações entre águas, pessoas e cidades, por meio da educação ambiental crítica. Os projetos, as campanhas e as formações, desenvolvidos pela organização, são pensados para que as populações amazônidas possam adquirir um novo olhar sobre a região amazônica. Entre estes, os Projetos “Expedição Tucunduba” e “Piracema - Programa de Multiplicadores” foram premiados pela Embaixada da União Europeia no Brasil, em 2019 e 2020 respectivamente. Em cinco anos de trabalho, já foram engajadas mais de mil pessoas nas atividades desenvolvidas, e a organização é composta, majoritariamente, por integrantes mulheres, em sua maioria não brancas.
Serviço
Lançamento da Agenda Jandyras
Data: 24 de setembro
Site para informações: www.ameotucunduba.org/jandyras
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto e arte gráfica: Divulgação
Redes Sociais