Página inicial > Ultimas Notícias > Ceps divulga demanda de candidatos(as) por curso no PSE 2021-2

Ceps divulga demanda de candidatos(as) por curso no PSE 2021-2

• Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 13h26

WhatsApp Image 2021 09 17 at 11.52.09

Estão disponíveis as informações sobre as demandas de candidatos(as) por curso de opção no Processo Seletivo Especial 2021-2, destinado à seleção diferenciada de candidatos(as) Indígenas e Quilombolas. As listagens, divididas por público e opções, estão disponíveis no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA).

Entre os(as) candidatos(as) indígenas, concorre, em primeira opção, um total de 168 pessoas, sendo os cursos mais procurados os da área da saúde. Medicina – Belém é o mais concorrido, com demanda de 45 candidatos(as) por vaga. Na sequência, estão Medicina – Altamira, com 18 candidatos(as)/vaga; Enfermagem, com 15 candidatos(as)/vaga; e Odontologia, com 12/vaga, ambos em Belém.

Em segunda opção, 167 indígenas concorrem, sendo a maior demanda nos cursos de Enfermagem (25/vaga), Farmácia (13/vaga), ambos em Belém, e Medicina (13/vaga), em Altamira.

Os(As) candidatos(as) quilombolas também procuraram mais as ofertas em saúde. A demanda total foi de 1.358 para primeira e segunda opções, sendo os mais concorridos em primeira opção: Medicina (94/vaga), Enfermagem (92/vaga) e Educação Física (68/vaga), todos ofertados em Belém. Na segunda opção, Enfermagem e Educação Física ficaram em primeiro lugar, ambos com demanda de 78 candidatos(as) por vaga, seguidos de Nutrição (69/vaga), todos em Belém.

Esse processo seletivo especial oferta 336 vagas, das quais 168 para indígenas e 168 para quilombolas, em 84 cursos sediados em oito campi universitários distribuídos em todo o estado. Os(As) candidatos(as) já realizaram as duas etapas da seleção, que consistiram em prova de redação em Língua Portuguesa e entrevistas individuais.

Confira os resultados das fases e mais informações na página do PSE UFPA 2021-2.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA

Arte gráfica: Ascom UFPA