Página inicial > Ultimas Notícias > Observatório Paraense do Mercado de Trabalho promove evento sobre crise financeira

• Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 14h11

opamed

O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho, da UFPA, em parceria com o Observatório do Mundo do Trabalho, do Instituto Federal do Pará (IFPA), realiza o Seminário “Crise Econômica e Reorganização das Relações de Trabalho no Brasil”. O propósito é integrar diferentes pesquisadores em torno dos Observatórios do Trabalho, para fortalecer a rede de pesquisa neste momento de crise econômica no Brasil no que se refere ao mercado de trabalho. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, às 15h30, em formato on-line. As inscrições estão abertas.

O evento tem três objetivos fundamentais: buscar construir um diagnóstico econômico e social sobre a atual situação das relações de trabalho e das condições precárias de emprego e renda; buscar, com base em diferentes análises de autores nacionais e locais, observar as diferentes dimensões espaciais do fenômeno desemprego e precariedade de trabalho e estabelecer encontro entre pesquisadores vinculados a diferentes laboratórios.

‘‘A temática é central, uma vez que atinge o conjunto da sociedade brasileira que hoje se encontra em um dos momentos mais críticos de sua história. O Brasil tem atualmente, segundo os dados estatísticos divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, mais de 14 milhões de brasileiros desocupados, e a grande maioria dos brasileiros (40,7% da população ocupada) vive na chamada informalidade, sendo que 26,9 milhões de brasileiros são subutilizados e estão sob condição de precariedade, ou seja, não conseguem as condições de ocupação básica que possibilitem uma renda mínima necessária para sua sobrevivência. Diante dessa realidade complexa, faz-se fundamental aprofundar o debate e estabelecer a compreensão necessária da atual realidade, inclusive para se construir propostas para se pensar o futuro mais digno para o mundo do trabalho, que constitui a quase totalidade do povo brasileiro e que vive da venda da sua força de trabalho.’’, explica o professor José Raimundo Trindade, coordenador do evento.

O evento é voltado para estudantes, professores, pesquisadores e também para os trabalhadores vinculados aos sindicatos e aos setores empresariais. Para participar, é necessário realizar a inscrição aqui. O seminário será transmitido nos dias 22 e 23 de setembro, às 15h30, pelas Plataformas Google Meet, YouTube e pelo Facebook dos Observatórios..

Observatório Paraense do Mercado de Trabalho - O Projeto de Pesquisa e Extensão Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (Opamet) constitui esforço conjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Ministério do Trabalho (MTb), fazendo parte de uma Rede Nacional: o Observatório Nacional do Mercado de Trabalho (ONMT). A referida rede organiza um conjunto de aproximadamente oito (08) unidades estaduais e municipais de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, coordenado nacionalmente pelo MTb.

Seminário Crise Econômica e Reorganização das Relações de Trabalho no Brasil

Data: 22 e 23 de setembro

Inscrição: via site do evento

Transmissão: Plataformas Google Meet, YouTube e o Facebook dos Observatórios..