Página inicial > Ultimas Notícias > Evento discute o Estágio Supervisionado nos cursos de Dança e Música

Evento discute o Estágio Supervisionado nos cursos de Dança e Música

• Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 11h16

semidança

Entre os dias 29 e 30 de setembro de 2021, a Faculdade de Dança e a Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará (Fadan-Famus/UFPA) realizarão, com transmissão on-line e gratuita pela Plataforma Google Meet, o I Encontro Integrado de Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Música, além do III Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Dança. O evento busca refletir sobre a temática “Diálogos sobre Legislações Educacionais e o Ensino da Música e da Dança”. Os interessados em participar devem preencher o formulário até o dia 28 de setembro.

Essa iniciativa pretende pautar interesses e problemáticas que são comuns à formação de docentes dos cursos de Licenciatura em Dança e em Música, no intuito de instigar os(as) aluno(a)s sobre a importância do Estágio Supervisionado, mesmo no período da pandemia. Por isso é importante refletir sobre o fortalecimento e as vivências nas duas áreas de atuação no contexto atual, em que a realidade exige outras formas de agir, de se relacionar, de pensar e repensar tudo.

“Oferecer este espaço para a troca de conhecimento entre profissionais dessas áreas auxilia muito no fortalecimento das discussões sobre os desafios de desenvolver a formação de professores de Dança e de Música para atuarem principalmente na educação básica, mesmo considerando que a essas modalidades de artes não seja dada a devida importância e reconhecimento como conteúdos curriculares no processo de formação humana”, destaca Daísa Gomes do Rosário, diretora da Fadan e integrante da equipe de organização do evento.

Programação: O evento contará com duas mesas temáticas, apresentação musical e relatos de experiências sobre aprendizados obtidos. Também abrirá espaço para duas convidadas especiais, as professoras: Christiane Araújo - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS e Ana Cristina Carvalho Pereira - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Consulte aqui a programação completa.

“As temáticas ajudarão os participantes a entenderem que o Estágio Supervisionado não deve ser uma simples ação que gera uma experiência qualquer. Mas, como uma atividade curricular, possui determinados objetivos e está focado nas especificidades das docências em Dança e em Música, que há regras e parâmetros a serem seguidos, na intenção de construir um conhecimento técnico da profissão docente nessas determinadas modalidades de arte”, acrescenta a professora Daísa.

Todos os momentos do evento ocorrerão pela parte da manhã, e os participantes receberão o link de acesso à sala virtual em seus e-mails. A participação será retribuída com cargas horárias complementares.

Público-alvo: O evento está aberto a todos os que tiverem interesse pela Dança e pela Música ou todos que quiserem saber um pouco mais sobre a profissão de professor(a) de Dança e de Música e suas áreas de atuação.

Serviços:

I Encontro Integrado de Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Música e o III Encontro de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Dança

Data: 29 e 30 de setembro

Horário: das 8h30 às 12h25

Inscrição aqui. Todos os participantes inscritos receberão certificado de participação.

Plataforma: Google Meet.

Aberto ao público interessado.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divugação