Página inicial > Ultimas Notícias > Casa Brasil-África abre a 2ª edição do curso “História da África” para professores

• Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h21

cursocasabrasilafrica

A Casa Brasil-África (CBA), vinculada à Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (Prointer/UFPA), promove a segunda edição do Curso de extensão "História da África”. O curso pretende aprofundar os estudos sobre o continente africano para professores de ensino fundamental e médio, da rede pública e privada. As aulas serão gratuitas e transmitidas pela Plataforma Google-Meet.

A CBA foi fundada em 2005 pelo Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAAM-UFPA), com o intuito de produzir e divulgar conhecimentos mais fiéis e éticos sobre os povos africanos. Esses estudos auxiliam no combate a práticas racistas e discriminatórias que os afrodescendentes vivenciam diariamente no Brasil. Essa iniciativa agiu em conformidade com a aprovação, em 2003, da Lei 10.639, que estipula a inclusão da história e da cultura afro-brasileiras no sistema geral de ensino.

“Infelizmente, a sociedade ainda conhece muito pouco sobre a África e, consequentemente, sobre o Brasil. Por isso a CBA decidiu organizar um curso de extensão de História da África para os professores do ensino fundamental e médio, haja vista que esses educadores atualmente têm dificuldades para implementar essa legislação. Isso se deve aos estudos obtidos na graduação, em que muitos deles não receberam ensinamentos sobre a África”, considera o professor Dionísio Baró.

Curso de Extensão: O curso busca mostrar uma nova metodologia aos seus participantes sobre a “História da África”, com uma visão menos colonialista e discriminatória. Ao longo de sua duração, disponibilizará materiais complementares às aulas, como livros, artigos e filmes.

“Os professores que receberão o curso, além de incrementar seus conhecimentos gerais com o conhecimento de temas africanos, estarão mais preparados para combater ideias preconceituosas na sociedade e educar seus alunos com uma visão antirracista e respeitosa das suas raízes históricas. O professor tem um papel fundamental na formação integral dos cidadãos”, acrescenta o professor Dionísio Baró.

As aulas serão ministradas toda terça e quinta-feira, das 19h às 21h, durante os meses de setembro e outubro, com início das atividades nesta terça, 21. A participação contará ainda com certificação de 30h para todos os inscritos que concluírem o curso. O link de acesso à turma virtual será enviado para e-mail dos inscritos.

Curso de Extensão “História da África”

Início: 21 de setembro de 2021

Plataforma: Google Meet