Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA terá Cátedra Franco-Brasileira em 2022

UFPA terá Cátedra Franco-Brasileira em 2022

• Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 11h56

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.05.54

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 20 de setembro de 2021, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, e o conselheiro adjunto de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Olivier Giron, discutiram parcerias e definiram a criação, na UFPA, de uma Cátedra Franco-Brasileira, a partir de 2022. A iniciativa possibilitará, entre outros, a recepção, na UFPA, de pesquisadores franceses para a cooperação em pesquisa e estágios de pesquisadores da UFPA em instituições francesas. A nova cátedra terá sede no Centro de Internacionalização da UFPA, que também acolherá atividades culturais, científicas e cursos de língua francesa.

A nova parceria busca incrementar a cooperação já existente com a França e proporcionar mais oportunidades de formação científica e cultural para os estudantes da UFPA e de universidades francesas. “Um dos objetivos da internacionalização da UFPA é oferecer aos nossos estudantes atividades que enriqueçam a sua formação cultural e científica, por meio de sua interação com acadêmicos de diferentes países e culturas. Além disso, a UFPA também quer tornar-se destino de pesquisadores e discentes das universidades francesas”, relata o reitor Emmanuel Tourinho.

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.05.58Os dirigentes também conversaram sobre a retomada, em 2022, das atividades do leitor francês na UFPA, representante da Embaixada da França, responsável por uma agenda de trabalho para a promoção da língua e da cultura francesas. O leitor, que atuava na UFPA desde 2019, retornou à França em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Participaram da reunião o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Edmar Costa; o conselheiro adjunto de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Olivier Giron; e a diretora executiva da Aliança Francesa em Belém, Justine Delefortrie.

A UFPA e a Aliança Francesa já possuem convênio, que será renovado. A proposta é realizar atividades culturais em cooperação e oferecer oportunidades de cursos de Língua Francesa, entre outras ações.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.