Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisa nacional traça panorama de ameaças e violações à Liberdade Acadêmica

Pesquisa nacional traça panorama de ameaças e violações à Liberdade Acadêmica

• Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 15h59

pesquisa observatorio

O Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Observatório do Conhecimento e o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) vão traçar um panorama das violações e ameaças ao exercício da liberdade acadêmica e de cátedra no país. As entidades estão realizando uma pesquisa para rastrear casos, ouvindo docentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior de todo o paísOs questionários poderão ser respondidos de forma anônima. Precisa-se  apenas de cerca de 10 minutos para responder.

“Por violações e ameaças, entendemos ações e pressões feitas sobre professores e pesquisadores no exercício de suas atividades acadêmicas, as quais visam limitar ou constranger a autonomia universitária”, explica Josué Medeiros, coordenador do Observatório do Conhecimento. Segundo ele, com exceção dos casos que ganham repercussão na mídia, não há uma dimensão real do problema e pouco se sabe sobre como as vítimas lidam com as ameaças e violações. “O levantamento dessas informações ajudará a aprofundar o debate sobre o assunto.”

Para a antropóloga Maria Filomena Gregori, professora da Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC, essas perseguições, desqualificações e obscurantismos em relação à ciência levam à necessidade de intensificar as denúncias de casos para que sejam evidenciados e não passem impunes. “Temos assistido a um número crescente de casos de violações nestes últimos dois anos, e esta indicação de abusos gerou a necessidade de instituições de tradição, como a SBPC, se articularem para conhecer melhor a realidade para poder combatê-los”, comenta.

Gregori cita que o LAUT já havia feito um levantamento prévio da liberdade acadêmica no Brasil, mas só trazia dados relativos a abusos relacionados a docentes e pesquisadores das Ciências Humanas. “A ideia agora é ampliar isso e coletar informações em todo o território nacional e, assim, conhecer as várias peculiaridades para entender melhor como essas violações têm ocorrido”, explica.

O questionário da pesquisa nacional “A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?” está disponível aqui. A identificação de quem responde não é obrigatória.

Para mais informações, acesse o Jornal da Ciência.

Texto e imagem: Divulgação SBPC