Página inicial > Ultimas Notícias > III Congresso do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh recebe submissão de resumos até o dia 4 de outubro

• Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 17h26

Padrão Congresso Complexo Hospitalar

No período de 27 a 29 de outubro, ocorre a terceira edição do Congresso do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com o tema “Linhas de cuidado e formação em saúde: o papel dos hospitais universitários para o hoje e para o amanhã”, o evento está aceitando a submissão de trabalhos de estudantes e profissionais da saúde até o dia 4 de outubro. Para mais informações, acesse aqui o site.

Este ano, por conta das condições impostas pela pandemia, o congresso será realizado de forma virtual, contando com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos na seção de temas livres. Para quem deseja submeter resumos, ainda haverá a premiação nas modalidades Jovem Cientista, voltada a alunos da graduação e pós-graduação, e na categoria Inovação Tecnológica, para resumos que apresentem propostas e soluções para problemas relacionados à saúde nos seus diversos campos de ação (prevenção, educação, avaliação, intervenção, gestão) e níveis de atenção (primária, secundária e terciária), independentemente da faixa etária do paciente. No site do evento, encontram-se publicadas as normas de submissão.

Para quem deseja participar do evento, mas não pretende submeter resumos, as inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de outubro. A programação e a ficha de inscrição serão divulgadas em breve. As inscrições são gratuitas e todos os profissionais que tenham interesse no tema estão convidados a participar. Além das atividades acadêmicas, durante o período do Congresso os hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) receberão doações a serem encaminhadas para a coordenação da Campanha UFPA Contra a Fome.

Tema – O tema deste congresso ressalta o papel integrado e inseparável do cuidado e da formação nos hospitais universitários no Brasil. As linhas de cuidado no Brasil podem ser colocadas como uma grande criação do Sistema Único de Saúde (SUS), formadas por profissionais dedicados que exercem uma prática planejada e atenta às demandas dos usuários. Uma linha de cuidado volta seus serviços para o usuário e aqueles que convivem com ele da forma mais integral que possa oferecer e compartilhar, pois é da intercessão entre profissional e serviço com o usuário/comunidade que se estabelece o cuidado em todas as suas dimensões. Desde o acolhimento até o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e o acompanhamento, assim como o planejamento, a avaliação e a pesquisa, a linha de cuidado oferece toda a sua abrangência aliada à formação.

Sobre a Rede Ebserh - O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Em virtude dessa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que as unidades estão inseridas.

Texto: Unidade de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh