Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga o listão do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas

• Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 16h38

Resultado PSE QI

Na tarde desta quinta-feira, 23 de setembro de 2021, a Universidade Federal do Pará divulgou o resultado do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2021-2). A seleção disponibilizou vagas em 84 cursos sediados em oito campi universitários distribuídos em todo o estado. As listas dos (as) classificados (as), divididas por curso e campus, estão disponíveis no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA)

O PSE 2021-2 ofertou o total de 336 vagas, das quais 168 foram destinadas aos (às) candidatos (as) indígenas e 168 aos(às) quilombolas. Entre as vagas ofertadas, 167 foram ocupadas por estudantes quilombolas, sendo 156 no curso da primeira opção e 11 no curso da segunda opção, enquanto 67 vagas foram ocupadas por estudantes indígenas, com 47 em cursos escolhidos como a primeira opção e 17 em cursos escolhidos como a segunda opção.

Esta seleção estava destinada a candidatos(as) indígenas e quilombolas que não foram admitidos(as) em curso superior e que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica, para o provimento de vagas reservadas nos cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFPA para o Período Letivo 3 do ano de 2021. Com o passar dos anos, o PSE vem sendo aprimorado para promover não somente o ingresso de estudantes indígenas e quilombolas na universidade, mas também a permanência desses estudantes na universidade.

Sobre o PSE - O PSE 2021-2 recebeu um total de 2.935 solicitações de inscrições, sendo 2.489 inscrições de quilombolas e 446 de indígenas. Ao todo, 2.120 candidatos(as) confirmaram pertencimento a etnias ou comunidades tradicionais, conforme previsto no edital. Faltaram à prova de redação 234 quilombolas e 55 candidatos(as) indígenas; e à entrevista, 188 quilombolas e 49 indígenas.

Entre os(as) candidatos(as) indígenas, o curso mais concorrido foi Medicina – Belém, com demanda de 45 candidatos(as) por vaga, seguido por Medicina – Altamira, com 18 candidatos(as)/vaga; Enfermagem, com 15 candidatos(as)/vaga; e Odontologia, com 12/vaga, ambos em Belém.  Já entre os(as) candidatos(as) quilombolas, os mais concorridos em primeira opção foram: Medicina (94/vaga), Enfermagem (92/vaga) e Educação Física (68/vaga), todos ofertados em Belém.

Confira abaixo os resultados:

Listas dos candidatos (as) Indígenas classificados

Listas dos candidatos (as) Quilombolas classificados

Resultado das entrevistas individuais após recurso (retificado)

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA