Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa de homenagem a Paulo Freire na Assembleia Legislativa do Estado do Pará

• Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 11h42

Padrão portal 3

Em 2021, é celebrado o centenário do nascimento do educador brasileiro Paulo Freire, referência internacional em Educação. Pedagogia do oprimido, pedagogia da autonomia, educação como prática da liberdade, entre outras obras e ideias do autor são algumas das mais estudadas em todo o mundo.

Celebrações e homenagens vêm ocorrendo ao longo de todo o ano e, na última sexta-feira, 24 de setembro, foi realizada a Sessão Especial de Homenagem ao Centenário Paulo Freire da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, com o tema “Centenário de Paulo Freire: Educação Popular, Direitos Humanos e o Legado de Paulo Freire”.

WhatsApp Image 2021 09 27 at 11.03.04A programação foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDH) da Alepa, com sessão presidida pelo deputado estadual Carlos Bordalo. O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, compôs a mesa com representantes de universidades, governos estadual e municipal, parlamentares, setores da sociedade civil e movimentos sociais.

A sessão foi aberta pelo deputado estadual Carlos Bordalo e seguiu um roteiro de homenagens ao educador por meio da exibição de videodocumentários, canções, declamações de prosas e poesias e apresentação de projetos.

WhatsApp Image 2021 09 27 at 11.03.27

A Universidade Pública Vive – A Universidade é um dos espaços de promoção da educação, da democracia e da liberdade. Em seu discurso, o reitor Emmanuel Tourinho lembrou que, em 2022, a Independência do Brasil completa 200 anos, e a obra de Paulo Freire contribui para a reflexão sobre que independência será celebrada. “Podemos falar de um processo de libertação do povo brasileiro? Sabemos que a educação é necessária para construir um país. Mas não qualquer educação. Precisamos de uma educação emancipadora, que construa uma nação soberana, com cidadania, direitos e valorização das culturas. Paulo Freire é e será sempre uma inspiração para todas as pessoas que defendem uma educação pública de qualidade”, declarou o reitor.

A professora Jaqueline Freire, docente da UFPA e representante da Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África, uma das entidades responsáveis pela programação do centenário de Paulo Freire no Pará, fez uma apresentação emocionada sobre a vida do educador e destacou a importância do compromisso da educação com a transformação social.

WhatsApp Image 2021 09 27 at 11.03.33Outra docente da UFPA, a médica Maria do Socorro Castelo Branco, apresentou um projeto de saúde coletiva que coordena, em que os conceitos de Paulo Freire também são empregados. Envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, o projeto prevê a interação dialógica entre profissionais de saúde e comunidades, com base no círculo de cultura da pedagogia de Freire. A ideia é trabalhar com os pacientes por meio de temas e problemas que eles próprios identifiquem no seu cotidiano, compreendendo seus conhecimentos e práticas de autocuidado individual e coletivo.

Paulo Freire Vive – Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco. O educador foi responsável por projetos inovadores de alfabetização e educação popular. Sua obra é referência em todo o mundo. Paulo Freire esteve em Belém em duas ocasiões. A primeira, em 1984, para participar, na UFPA, do Seminário “Amazônia Urgente: Cultura e Poder. A segunda quando recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Pará, outorgado pelo Conselho Universitário em 1990. O pensamento e a ação do educador em vida seguem reverberando no cotidiano da academia, das comunidades da cidade e do campo e dos movimentos sociais.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes