Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Lançado o edital do Processo Seletivo UFPA 2022
Início do conteúdo da página

Lançado o edital do Processo Seletivo UFPA 2022

  • Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 10h00

PS 2022 Lancamento Edital Portal

Já está disponível o edital que rege o Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará para o ingresso de discentes nos cursos de graduação presenciais no ano de 2022, o PS UFPA 2022. São ofertadas 7.334 vagas, acrescidas de 197 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD), em 197 ofertas de cursos, nos 12 campi da UFPA. Ao todo, são 7.531 vagas, 176 a mais que o PS 2021.

Para participar da seleção, os(as) estudantes interessados(as) deverão ter inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2021. As inscrições para o PS UFPA 2021 serão abertas das 14h do dia 1º de outubro até às 23h59 do dia 19 de novembro de 2021 e serão exclusivamente on-line, por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). A taxa de inscrição terá o valor de R$ 60,00 (sessenta reais) e poderá ser paga, por meio de boleto bancário, até o dia 1º de dezembro de 2021.

Isenção - Estudantes que comprovarem ter cursado todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada poderão solicitar a isenção da taxa, em formulário específico no site do CEPS, do dia 1o de outubro até 19 de novembro de 2021. Essa isenção não se confunde com o direito de optar por concorrer a vagas de cotas específicas. A informação sobre a concessão ou não da isenção da taxa de inscrição estará disponível para consulta a partir de 23 de novembro de 2021.

Bônus - Quem tiver cursado o ensino médio integralmente, na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto emergencial), em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), poderá, no ato da inscrição, solicitar um bônus de 10% (dez por cento) sobre a nota obtida no ENEM 2021. Não serão contemplados(as) com o bônus de 10% os(as) candidatos(as) que concluíram o ensino médio por meio de exames de proficiência. Se classificado(a), no momento da habilitação, o(a) candidato(a) terá que comprovar essa condição, sob o risco de perder a vaga.

Sobre as cotas - As vagas ofertadas continuarão sendo distribuídas conforme o sistema de cotas previsto na legislação vigente. Metade das vagas é de ampla concorrência (direcionada a todos/as os/as candidatos/as) e a outra metade é direcionada a estudantes de escolas públicas (Cota Escola), com percentuais específicos para estudantes de baixa renda (Cota Renda), pessoas negras (de cor preta ou parda) e indígenas (Cota PPI), e pessoas com deficiência (Cota PcD). Ainda há a oferta de 01 vaga adicional destinada a estudantes com deficiência em cada oferta de curso (Cota PcD Adicional). No quadro 1 do edital, estão descritos os grupos de vaga e seus respectivos destinatários e, no quadro 2, constam os grupos de vagas A que cada candidato(a) pode concorrer conforme seu perfil. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá optar pela concorrência ou não a cada tipo de cota.

Os(As) estudantes que forem classificados(as) no processo seletivo em vagas de cotas precisarão comprovar, no momento da habilitação ao vínculo institucional, as condições que lhe garantem o direito à cota.

Estudantes que forem classificados(as) em Cota Escola terão que comprovar ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também têm direito à Cota Escola quem obteve certificado de conclusão com base no resultado do ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenha frequentado o ensino médio em escola privada.

Já candidatos(as) classificados(as) em Cota Renda precisarão comprovar ter renda familiar bruta (sem descontos) mensal inferior ou igual a 1,5 salário mínimo nacional per capita.

Estudantes classificados(as) em Cota PPI serão convocados(as) para validação da condição autodeclarada de pessoa negra ou indígena por Banca de Heteroidentificação e Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena, respectivamente. Candidatos(as) classificados(as) em Cota PcD também passarão por avaliação da Comissão Multiprofissional de Verificação PcD.

No site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), está disponível a relação de documentos obrigatórios para comprovação da condição em cada tipo de cota. Para a habilitação do PS 2022, os(as) estudantes só terão que comprovar a condição da vaga efetivamente ocupada, ainda que tenham realizado a inscrição em outro perfil.

Reoferta - Uma novidade do PS 2022 é que as vagas que não tiverem candidatos(as) classificados(as) serão disponibilizadas para reoferta imediata. Esse sistema prevê que o(a) estudante aprovado(a) e não classificado(a) possa se inscrever em vagas remanescentes de outros cursos. É outra possibilidade de ingresso para além das chamadas regulares (repescagens). Serão abertas reofertas sempre que houver vagas originalmente ofertadas sem preenchimento e sem lista de espera. Desse modo, otimiza-se a ocupação da totalidade das vagas ofertadas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Novo curso - O PS 2022 ofertará um novo curso de Graduação em Engenharia Costeira e Oceânica, sediado no Campus Universitário de Salinópolis. O curso é inédito na região amazônica e inicia com uma oferta de 50 vagas e uma vaga adicional para PcD. A criação e o Projeto Pedagógico do curso foram aprovados pelo Consepe em agosto de 2021.                         

Sobre o ingresso - O ingresso dos(as) estudantes classificados(as) no PS 2022 ocorrerá em 2022, conforme o tipo de entrada de cada curso ofertado, disponível no Anexo 1 do edital, e de acordo com o Calendário Acadêmico 2022 da UFPA, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Serviço

Processo Seletivo UFPA 2022

Inscrições: 1º/10 a 19/11/2021

Solicitação de isenção: 1º/10 a 19/11/2021

Pagamento da taxa: até 10/12/2021

Acesse o edital aqui.

Mais informações: ceps.ufpa.br

 

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página