Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno de doutorado da UFPA participa do lançamento de relatório de pesquisa e do documentário Tapajós Ameaçado
Início do conteúdo da página

Aluno de doutorado da UFPA participa do lançamento de relatório de pesquisa e do documentário Tapajós Ameaçado

  • Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 11h23

doctapajos

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, às 16h, no Cine Líbero Luxardo, ocorre o lançamento de relatório de pesquisa e documentário sobre os impactos de grandes projetos de desenvolvimento no Rio Tapajós com base na perspectiva dos povos indígenas. Vinícius da Silva Machado,  antropólogo, advogado e estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA (PPGD), participou da pesquisa, que foi desenvolvida pela Associação para os Povos Ameaçados da Suíça (APA).

A programação conta com uma mesa de diálogo com a participação das lideranças Auricelia Arapiuns, coordenadora do Conselho indígena Tapajós Arapiuns e discente do curso de Direito da Ufopa; Abimael Munduruku, bacharel em Direito, acadêmico da Residência Clínica Jurídica para advogados/as Indígenas e Quilombolas do PPGD-UFPA; e Vinícius da Silva Machado, que, além de doutorando do PPGD-UFPA e pesquisador etnográfico do projeto, é conselheiro da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH). Na sequência da mesa, será exibido o documentário intitulado Tapajós Ameaçado

“O relatório e o documentário foram resultantes de uma investigação científica aprofundada sobre os projetos de infraestrutura planejados na Amazônia, nomeadamente a Ferrogrão (EF170), as usinas hidrelétricas e a hidrovia, que afetam diretamente os povos indígenas da região do Rio Tapajós”, explica Vinícius.  

A pesquisa tem como objetivo chamar atenção para a exploração sistemática da Amazônia e conscientizar o público local, nacional e internacional sobre os efeitos adversos que os projetos de infraestrutura podem ter sobre os povos indígenas do Brasil. Durante a pesquisa, foram entrevistadas 25 pessoas indígenas de diferentes etnias e aldeias, que vivem às margens do Rio Tapajós, no Pará. 

Parceria - A parceria com a Organização Internacional de Direitos Humanos sediada na Suíça veio de um contato via Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que também tem apoiado a iniciativa. Alguns dos resultados dos estudos devem ainda ser desenvolvidos na pesquisa de doutorado realizada por Vinícius Machado no PPGD-UFPA. 

O lançamento ocorrerá no Brasil, na Suíça, na Alemanha, entre outros países. O documentário estará disponível on-line, no lançamento, pelo canal Mídia Ninja. E o relatório, no site da APA. Na Suíça, inclusive, haverá participação presencial das lideranças Alessandra e Juarez Munduruku na divulgação da pesquisa. A expectativa é que a ação possa resultar em uma campanha internacional em favor da redução de projetos de grande impacto na Amazônia. 

Serviço

Lançamento e exibição do Documentário Tapajós Ameaçado

Data: 29/9/2021

Horário: 16h

Local: Cine Líbero Luxardo, Centur. 

Aberto ao público.

 

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página