Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria entre UFPA e Sesma supera meta de cadastramento de pessoas no SUS
Início do conteúdo da página

Parceria entre UFPA e Sesma supera meta de cadastramento de pessoas no SUS

  • Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 15h26

Cadastramento SUS

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde em que foram realizados. O #CadastraBelém foi uma ação de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) para elevar o número de pessoas com acesso ao cartão SUS, na cidade. Foram cadastradas em torno de 480 mil pessoas. 

Cadastramento SUS01Alunos dos cursos da área da saúde, bolsistas de extensão e residentes do serviço social realizaram o cadastro visitando as famílias nos bairros Distrito D’água (Guamá, Condor, Jurunas, Cremação, Terra Firme). Todos participaram de um curso de capacitação promovido pela Sesma antes de saírem para o cadastramento. A capacitação foi realizada nas salas de aula do Mirante do Rio, na UFPA. Foram realizadas aulas presenciais e on-line com 400 alunos inscritos pelo Google Forms

As Unidades Municipais de Saúde do Guamá e do Riacho Doce serviram como pontos de referência para a partida às comunidades que foram cadastradas no bairro Guamá. Após as visitações, os alunos voluntários realizaram o registro on-line dos dados cadastrais da população no infocentro do Instituto de Ciências da Saúde – ICS/UFPA. 

Segundo a professora Dirce Nascimento Pinheiro, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da UFPA, a meta de cadastramento, que estava na expectativa de 400 mil registros, foi superada, fechando em 480 mil pessoas cadastradas, avaliando a ação de forma muito positiva. “Tivemos um mar de gente no Guamá”, afirmou.

Cadastramento SUS02Saúde da população - Para o professor Silvestre Savino, diretor da Faculdade de Medicina da UFPA, o cadastramento da população no SUS é muito importante, pois permite o planejamento de ações para que as pessoas possam ter acesso aos serviços de saúde, como consultas, acompanhamento de pré-natal, vacinação, diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, entre outros oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde de Belém. “A atualização dos dados no Ministério da Saúde possibilita o repasse de recursos para a prefeitura financiar os serviços prestados na Atenção Básica”, explicou.

O grupo de voluntários discentes e docentes da UFPA envolvidos na ação somou cerca de 500 participantes, que visitavam as residências obtendo as informações. Eles foram divididos em dois grupos, um maior, já vacinado, que percorria as ruas do Distrito D’água; e um outro, menor, sem o esquema de vacinação completo, que fazia o lançamento das informações na base de dados, em salas previamente definidas e com a adequada orientação quanto aos cuidados sanitários. 

“Ao final, os objetivos do cadastramento foram atingidos, mostrando que a parceria entre a Sesma e a UFPA pode ser um caminho a ser construído, gerando benefícios para a saúde da nossa população”, afirmou o professor Silvestre.

Para mais informações, acesse: https://sesma.belem.pa.gov.br/

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página