Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp divulga edital do Programa de Ações Afirmativas da Pós-Graduação para 2021

• Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 14h06

PORTALPAF PG

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de sua Diretoria de Pós-Graduação (DPG), divulgou o edital de seleção de candidaturas para concessão de bolsas de mestrado e doutorado no campo do Programa de Ações Afirmativas da Pós-Graduação (PAF-PG). O objetivo do programa é auxiliar discentes indígenas, quilombolas, ribeirinhos/as, extrativistas, pessoas com deficiência (PcD) e estrangeiros/as em condição de vulnerabilidade socioeconômica por meio da oferta de bolsas. O período de inscrições para a seleção de propostas termina no dia 21 de outubro.

O edital prevê a concessão de 35 bolsas de mestrado no valor de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) e 16 de doutorado no valor de R$2.200,00 (dois mil e duzentos reais). A bolsa de mestrado terá duração máxima de 24 meses de curso e a de doutorado terá duração de até 48 meses. Ambas terão início no dia 3 de novembro.

Entre as obrigações dos bolsistas do Programa de Ações Afirmativas da Pós-Graduação, estão: ter dedicação integral às atividades do Programa de Pós-Graduação e apresentar relatórios semestrais e final, que serão analisados pela Propesp e submetidos à Fapespa.

Como se inscrever - Os(As) alunos/as podem realizar a inscrição via Sipac, dirigindo à Propesp os documentos solicitados no edital. Podem submeter propostas apenas estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos/as, extrativistas, pessoas com deficiência (PcD) e estrangeiros/as em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados/as em cursos de mestrado acadêmico ou doutorado acadêmico da UFPA.

A divulgação dos resultados da 1ª fase ocorrerá no dia 27 de outubro, enquanto o das fases 2 e 3 será em 3 de novembro. O resultado de cada uma das fases será publicado no site da Propesp.

“Este edital PAF-PG é uma conquista da pós-graduação stricto sensu da UFPA, uma demanda da comunidade estudantil por mais igualdade e diversidade também no mestrado e no doutorado. A UFPA se consolida como protagonista em ações afirmativas também na pós-graduação, um orgulho para a nossa comunidade acadêmica”, declara a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Iracilda Sampaio.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, celebra o lançamento do programa: “Este é um avanço muito importante em nossas políticas de inclusão, que têm transformado as vidas de muitas pessoas e têm contribuído para que o ambiente da Universidade seja muito mais diverso e rico de experiências para a comunidade. Temos a certeza de que o PAF-PG será decisivo para a permanência e a titulação de vários estudantes em nossa pós-graduação”.

Edital do Programa de Ações Afirmativas da Pós-Graduação para 2021

Prazo para a submissão de proposta: até 21 de outubro de 2021 via Sipac, dirigido à Propesp

Resultado da 1ª fase: 27 de outubro

Mais informações podem ser conferidas no edital