Página inicial > Ultimas Notícias > Calendário Acadêmico 2022 é divulgado

Calendário Acadêmico 2022 é divulgado

• Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 16h33

Calendario 2022

O Calendário Acadêmico 2022 da Universidade Federal do Pará (UFPA) já está disponível. Esse ano apresenta 200 dias letivos, distribuídos em 100 dias para o 2º período letivo e 100 dias para o 4º período letivo.

O 2º período letivo começará no dia 14 de março (segunda-feira), findando em 11 de julho (segunda-feira), compreendendo os meses de março (16 dias), abril (24 dias), maio (26 dias) e junho (25 dias). Desse período, constam três feriados nacionais, que caem em dias da semana, a saber, 15 de abril – Paixão de Cristo; 21 de abril – Tiradentes e 16 de junho - Corpus Christi.

O 4º período letivo terá início no dia 22 de agosto (segunda-feira) e vai se estender até o dia 21 de dezembro (quarta-feira), compreendendo os meses de agosto (9 dias), setembro (25 dias), outubro (24 dias), novembro (24 dias) e dezembro (18 dias letivos). Neste período, constam quatro feriados nacionais: 7 de setembro (Independência do Brasil); 12 de outubro (Nossa Sra. Aparecida); 2 de novembro (Finados); 15 de novembro (Proclamação da República).

Os períodos intensivos totalizam 92 dias, distribuídos no 1º período letivo e no 3º período letivo. O 1º período terá início no dia 3 de janeiro (segunda-feira), encerrando-se no dia 28 de fevereiro (segunda-feira), com 49 dias letivos nos meses de janeiro (25 dias) e fevereiro (24 dias). O 3º período está programado para começar no dia 1º de julho (sexta-feira) e terminará em 31 de agosto (quarta-feira), com 43 dias de aula nos meses de julho (26 dias) e agosto (17 dias).

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), Marília Ferreira, o calendário estabelecido para 2022 propõe os quatro períodos letivos que a Instituição cumpria antes das modificações necessárias em razão do período pandêmico, o que certamente atende mais adequadamente aos diferentes cursos ofertados pela UFPA. Com o avanço da vacinação e considerando-se as condições sanitárias vigentes avaliadas quinzenalmente pelo Grupo de Trabalho da UFPA sobre o novo coronavírus, a Instituição vem retomando suas atividades acadêmicas presenciais, priorizando sempre a saúde da comunidade acadêmica, a situação vacinal dos estudantes, servidores e professores, perante a diversidade dos cursos e das disciplinas.

O calendário apresenta as ações acadêmicas planejadas em cada período letivo no sistema de controle acadêmico, tais como: Oferta de turmas com docentes de outras Unidades, Liberação de docentes para outras Unidades, Oferta de turmas, Homologação da oferta de turmas, Momento de matrícula, Trancamento de matrícula, Processamento da matrícula, Análise do processamento de matrícula, Ajuste da oferta de turmas, Homologação do ajuste de turmas, Ajuste da matrícula, Processamento do ajuste de matrícula, Trancamento automático de alunos sem matrícula, Último dia para lançamento de conceitos, Cancelamento automático de TCC e Estágio, Encaminhamento à Administração Superior do relatório de turmas sem lançamento de conceitos, Período para colação de grau.

A elaboração do Calendário Acadêmico 2022 teve seu início no mês de julho do ano corrente e contou com a participação do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC UFPA), no que se refere à programação dos períodos de planejamento, registros e efetivação de matrículas, colação de grau e lançamentos de conceitos no Sistema.

Para acessá-lo, clique aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA