Página inicial > Ultimas Notícias > Edição 2021 do Projeto Ciência na Ilha recebe submissão de vídeos

Edição 2021 do Projeto Ciência na Ilha recebe submissão de vídeos

• Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 16h00

Ciência na Ilha

Estão abertas as inscrições para a 13° edição do Projeto de pesquisa/extensão Ciência na Ilha. Este ano, os interessados em participar do evento poderão produzir vídeos sobre diferentes aspectos da realidade de comunidades ribeirinhas. O período de inscrições para a submissão de trabalhos ocorre até o dia 3 de dezembro de 2021 pelo site Ciência na Ilha 2021 – Exposição Virtual

O Ciência na Ilha facilita a proximidade entre os ribeirinhos e os grupos da Universidade, possibilitando a troca de conteúdos e informações científicas, bem como o debate sob perspectiva de quem vive nos locais que recebem o projeto, como as comunidades ribeirinhas pertencentes a ilhas próximas da cidade de Belém (Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Combu).  O projeto é uma realização do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA), em conjunto com o Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA).

“O Ciência na Ilha é uma valorosa ação de educação/divulgação científica. Iniciativas como essa  são importantes tanto para membros das comunidades ribeirinhas quanto para grupos de pesquisas e extensão que atuam na região das ilhas de Belém”, comenta o professor Jesus Brabo, coordenador do projeto.

Como participar - Para participar da edição 2021 do Ciência na Ilha, é preciso preparar  um  vídeo curto, de 2 a 5 minutos, que  aborde uma das seguintes temáticas: investigação sobre fenômenos naturais e sociais, inovação tecnológica e informação relevante para a comunidade. O trabalho deve ser produzido por um grupo que contenha obrigatoriamente um professor responsável e um a dez estudantes. Qualquer grupo de estudantes do Brasil pode participar, basta apresentar uma ideia  relacionada à realidade ribeirinha e/ou informações relevantes para tais comunidades.

“A expectativa é que, tal como aconteceu em 2020, possamos compor uma exposição de registros audiovisuais de trabalhos de iniciação científica infantojuvenil e relatos de experiência de pesquisa e extensão realizadas durante a pandemia nas/sobre comunidades ribeirinhas”, explica Jesus Brabo.

O vídeo deve ser postado no YouTube e constar no formulário de inscrição disponível aqui. Os trabalhos selecionados pela comissão avaliadora ficarão em exposição no site Ciência na Ilha 2021 – Exposição Virtual e os autores dos vídeos selecionados receberão certificados de participação e honra ao mérito. A divulgação oficial do resultado ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2021.

Ciência na Ilha

Submissão de trabalhos: 15 de setembro a 3 de dezembro de 2021.

Divulgação do Resultado: 10 de dezembro de 2021

Exposição Virtual: a partir do dia 10 de dezembro de 2021

Para mais informações, acesse o regulamento aqui

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA