Página inicial > Ultimas Notícias > Jornal Beira do Rio lança Edição 160

Jornal Beira do Rio lança Edição 160

• Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 17h18

BeiradoRio 160

Às vésperas de celebrar seu 36º aniversário, o Jornal Beira do Rio lança a sua edição de número 160. Com a média móvel de óbitos por Covid-19 caindo e o avanço da imunização em todo o país, sentimos bons ventos soprando, ainda que timidamente. Este número também é especial por marcar o início de um processo de acessibilidade para leitores cegos e com baixa visão. A cada número, esse trabalho será aperfeiçoado, com a supervisão desse novo público, seguindo o lema “nada sobre nós sem nós!”.

A matéria da capa é a respeito da pesquisa realizada por Andrei Luiz Demetrio e Silva, que desenvolveu uma ferramenta capaz de auxiliar a pessoa com deficiência visual durante as compras, pois disponibiliza, por meio de áudio, informações sobre os produtos. A dissertação, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, em Tucuruí (PA), traz o passo a passo do estudo.

Homenageando o Dia dos Professores (15/10), a edição traz quatro matérias sobre educação: Venícius Lanôa Fagundes (Profbio/ICB) criou um mapa temático com QR Codes para ensinar evolução humana ao ensino básico; Jaqueline Valerio da Cruz (PPGECM/IEMCI) procurou entender como as habilidades com o jogo de xadrez podem facilitar o aprendizado da matemática; Edilcina Monteiro Ferreira (PPGAA/INEAF) analisou o processo de migração entre os alunos da região das ilhas em Abaetetuba (PA), e o pedagogo Albert Alan de Sousa Cordeiro problematizou a abordagem da cultura popular nas escolas.

Na coluna Opinião, o artigo de Flávia Lisbôa fala sobre a importância do acesso e da permanência de indígenas no ensino superior. E a resenha apresenta a História em Quadrinhos Saburo, resultado da tese do arquiteto e professor da UFPA Ricardo Harada Ono sobre o processo de emigração dos japoneses para o Brasil, na década de 1920. Boa leitura e até a próxima edição!

Texto e arte: Jornal Beira do Rio