Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário Docomomo Brasil debate o presente e o futuro do legado da arquitetura moderna no Brasil

• Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 18h01

Seminário DOCOMOMO

Em algumas semanas, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2021, terá início o 14° Seminário Docomomo Brasil. Com o tema “O Moderno em Movimento: Usos, Reusos, Novas Cartografias. Presente e Futuro do legado da arquitetura moderna no Brasil”, o evento busca promover a discussão sobre a arquitetura do Movimento Moderno, por meio de estudos desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa de diversos países. As inscrições para participar do evento virtual podem ser realizadas no site da organização.

A ideia do Seminário Docomomo, entidade internacional que promove a conservação e documentação da arquitetura do Movimento Moderno, é proporcionar debates sobre o tema, levando em consideração seus movimentos de transformações e seus usos e reusos ao longo do tempo, nas diversas regiões brasileiras onde foram produzidos.

"É importante debater o tema para que essa arquitetura possa ser divulgada e se reconheça seu valor histórico, arquitetônico e cultural para impulsionar medidas efetivas para sua preservação e conservação. É importante, ainda, que seus valores de permanência sejam resgatados para que se inibam as constantes alterações e destruição de exemplares e espaços modernos que, em Belém e em outras cidades brasileiras, vêm acontecendo de forma recorrente e acelerada", afirma a professora Celma Chaves, coordenadora do Núcleo Docomomo/PA e coordenadora regional do evento com a professora Cybelle Miranda.

O  evento ocorrerá de forma totalmente on-line e contará com conferências de pesquisadores nacionais e internacionais, apresentação de artigos científicos em mesas temáticas, apresentação de vídeopôsteres, passeio virtual por obras da arquitetura moderna de Belém e lançamentos de livros.

A edição nacional do evento será realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), dos Laboratórios de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (Lahca), de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo) e do Núcleo Docomomo/PA, com organização e coordenação das professoras Celma Chaves e Cybelle Salvador Miranda.

Como participar - As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 27 de outubro de 2021.  O inscrito na categoria de Estudante ou Estudante de Pós-Graduação deverá anexar, no formulário de inscrição, o comprovante de matrícula ou outro documento oficial que comprove vínculo com a instituição de origem. Caso contrário, o participante deverá pagar o valor correspondente a outra categoria. A inscrição só será validada aproximadamente 48h após o pagamento da taxa.

14° Seminário Docomomo Brasil

Data: de 27 a 29 de outubro de 2021

Inscrições no site do evento.

Mais informações aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA