Página inicial > Ultimas Notícias > Comunidade universitária deve ter atenção aos cuidados de biossegurança na Bandeira Verde

• Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 09h00

Cuidados biosseguranca Portal

Os índices de novos casos e óbitos por Covid-19 no estado do Pará estão desacelerando. Na Universidade Federal do Pará, está vigente em todos os 12 campi a  Bandeira Verde, que sinaliza capacidade hospitalar controlada e evolução de novos casos de transmissão viral em fase decrescente nos municípios onde está vigente. Com isso e com o avanço da campanha de vacinação no estado, muitas rotinas voltam a funcionar presencialmente na Instituição. Mas é preciso lembrar que a pandemia ainda não acabou. Por isso, o Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus reforça as recomendações para os cuidados básicos de biossegurança neste retorno.

Na Bandeira Verde, os servidores e os discentes que completaram o esquema de duas doses ou dose única de vacinação poderão retornar às suas atividades presenciais. Por isso, vários setores administrativos e unidades acadêmicas já estão retornando gradualmente às atividades presenciais. Nessa retomada, o professor Silvestre Savino, diretor da Faculdade de Medicina da UFPA e um dos membros do GT, ressalta que o uso de máscara, a lavagem das mãos ou o uso de álcool gel, além da máxima de evitar aglomerações, continuam sendo cuidados básicos.

Além dessas medidas, não deve comparecer ao ambiente de trabalho ou acadêmico quem apresentar sintomas da doença ou tiver tido contato com alguém que desenvolveu a doença. “Este servidor não deve ir ao local de trabalho, deve procurar um serviço de saúde e avisar também ao seu chefe imediato”, observa Savino.

É importante destacar, ainda, as condutas que se deve tomar no caso da rotina de servidores que necessitem partilhar de espaços como copas e salas de reunião. “Para todas as situações, os cuidados são os de sempre: uso de máscara, lavagem das mãos ou uso de álcool gel, e evitar aglomeração. Não se deve retirar a máscara na presença de outras pessoas no ambiente de trabalho”, afirma o professor.

Recomenda-se também que, internamente, as unidades se organizem para criar escalas na utilização de espaços e adaptem suas estruturas para obedecer ao distanciamento social e aos protocolos básicos de biossegurança. O limite de lotação de cada ambiente também deve ser respeitado. Mesmo com um cenário mais favorável, essas medidas devem ser mantidas com rigor.

Veja as orientações para cada tipo de atividade ou uso de espaços da Instituição na Bandeira Verde.

Na Resolução 1.526/2021 - CONSAD, também constam protocolos de biossegurança específicos para cada tipo de ambiente da Universidade.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA