Congresso reúne pesquisadores em debate acerca das vivências da ansiedade
Já estão abertas as inscrições para o I Congresso de Fenomenologia da Ansiedade que ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, com o tema “Práticas terapêuticas e cuidado integral''. O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (Nufen/UFPA), em parceria com outras instituições de ensino e de saúde do Brasil e de Portugal, vai reunir pesquisadores e profissionais, além de mulheres que se dedicam ao conhecimento tradicional sobre plantas medicinais na Amazônia. Todas as atividades do congresso serão on-line. As inscrições podem ser feitas no site do evento.
No ano de 2020, a pandemia da Covid-19 alterou a percepção das pessoas sobre suas emoções, ocasionando uma intensificação da ansiedade, até então genericamente vivenciada como algo comum. Naquele cotidiano pandêmico, tornou-se um sofrimento recorrente, associado à indefinição do curso da doença, à imprevisibilidade do controle das formas graves e às condições de isolamento e quarentena impostas pelas agências reguladoras federais, estaduais e municipais.
Nesse contexto, a realização do congresso contribui para que os participantes reflitam sobre as várias dinâmicas em que ocorrem a vivência da ansiedade. O evento está associado à realização da pesquisa sobre o transtorno da ansiedade que está em desenvolvimento em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA no Hospital das Clínicas Gaspar Vianna (HCGV), Serviço de Psiquiatria.
“A pesquisa articula diálogos interdisciplinares dos saberes da Psicologia, Psiquiatria, Farmácia, Nutrição e Fitoterapia e tem a participação de uma equipe de profissionais do hospital e de discentes da Pós e da Graduação em Psicologia/Iniciação Científica e Farmácia”, conta a pesquisadora Adelma Pimentel, coordenadora do Nufen e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Programação – A Conferência “A nova pandemia e as antigas ansiedades” , proferida pelo professor doutor Vitor Daniel Ferreira Franco, da Universidade de Évora/ Portugal, vai abrir a programação no dia 21 de outubro. As práticas clínicas e as pesquisas nas universidades e instituições de saúde serão abordadas em mesas e em palestras por estudiosos do tema ansiedade , de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil e de Portugal. A programação trará também relatos de experiências na formação acadêmica.
Público-Alvo - Profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, além de pessoas interessadas em obter conhecimentos sobre a ansiedade e a fitoterapia podem participar do evento. Todas as informações sobre as formas de inscrição para cada público estão disponíveis no site
Texto: Ascom IFCH/UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais