Página inicial > Ultimas Notícias > Avaliação Institucional de Cursos de Graduação é tema de próximo curso ofertado pelo Capacit

• Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 14h45

AI graduação ufpa

Com o objetivo de capacitar o servidor com informações sobre os processos avaliativos desenvolvidos na educação superior, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio do Capacit, vai ofertar o curso Avaliação Institucional com Foco nos Cursos de Graduação. A capacitação ocorrerá de 18 a 22 de outubro e terá como facilitadores Aluízio Marinho Barros Filho, coordenador de Autoavaliação, e Maria Lúcia Harada, diretora de Avaliação Institucional, ambos atuam na Proplan.

Voltada principalmente para diretores, vice-diretores de Unidades e Subunidades Acadêmicas e coordenadores de Cursos de Graduação, esta capacitação vai abordar temas como: a legislação vigente com as etapas de um processo de avaliação de IES, para fins de recredenciamento, avaliação de cursos (reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento) e avaliação de alunos (Enade); a adequação às normas e procedimentos, tendo como base a legislação atual, incluída a Portaria 40/2007 consolidada; os índices utilizados atualmente pelo MEC: IGC, CPC; os procedimentos do Enade e suas implicações; os instrumentos de avaliação que serão utilizados para avaliação de curso; os critérios de avaliação de Cursos do MEC como ferramenta para reorganização das rotinas administrativas e acadêmicas e como preparação para o recebimento de comissões de avaliação do INEP (avaliação in loco), entre outras.

O curso será realizado no formato a distância e sua transmissão feita pela Plataforma Google Meet, em link que será disponibilizado posteriormente aos inscritos. No decorrer da exposição, os participantes poderão tirar suas dúvidas e fazer perguntas por meio de chat disponibilizado na plataforma. Nos dias 18, 20 e 22, os encontros serão ao vivo, das 14h às 17h e, nos demais dias, as atividades ocorrerão de forma assíncrona. O curso possui carga horária de 20h.

Inscrições - Os interessados devem realizar sua inscrição pelo SIGRH até o dia 11 de outubro. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas", consultar "turmas abertas" e selecionar o curso. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. Assim, caso o número de inscritos ultrapasse essa cota, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.

Curso Avaliação Institucional com Foco nos Cursos de Graduação
Data: 18 a 22 de outubro