Página inicial > Ultimas Notícias > Programas de Pós-Graduação da UFPA recebem inscrições para turmas de mestrado e doutorado

• Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 18h08

portal ufpa4

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para 294 vagas em cursos de pós-graduação de diversas áreas de conhecimento, sendo 181 vagas para mestrado e 113 vagas para doutorado. As informações detalhadas sobre as seleções abertas e seus respectivos editais podem ser encontrados aqui.

No total, dez Programas de Pós-Graduação ofertam vagas para turmas de mestrado, entre eles, três encerram suas inscrições já na próxima semana: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), com 13 vagas disponíveis e inscrições até 13/10;  o Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), com 20 vagas, encerrando as inscrições dia 14/10; e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), também com 20 vagas e inscrições abertas até às 15h do dia 15/10.

Também com prazo para inscrições encerrando já em outubro de 2021, porém, na segunda quinzena do mês, há outros cinco programas. O PPG em Linguagens e Saberes na Amazônia, do Campus Universitário de Bragança, é aquele que oferta o maior número de vagas, sendo 28 para ampla concorrência, 8 para ações afirmativas e 6 voltadas para o atendimento do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT). As inscrições vão até o dia 18 de outubro. Já o PPG em Sociologia e Antropologia (PPGSA) segue com inscrições abertas até o dia 20, para 19 vagas. O PPG em Doenças Tropicais (PPGDT), com 11 vagas disponíveis, recebe inscrições até o dia 23. O Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), com 11 vagas para área de concentração “Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável”, encerra o prazo para inscrições dia 24.  O PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) recebe inscrições até o dia 29 de outubro para quatro vagas exclusivas para servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA.

Com inscrições abertas até 14 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) disponibiliza 17 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: Gestão Organizacional, Organizações Governamentais, Não Governamentais e Desenvolvimento Regional e Estratégia e Desempenho Organizacional”. Por fim, também com 17 vagas ofertadas, o Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas recebe inscrições para turma de mestrado até o dia 30 de dezembro de 2021.

Turmas de Doutorado - Entre as seleções abertas para doutorado, estão os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), com 20 vagas e inscrições até o dia 13 de outubro; em Sociologia e Antropologia (PPGSA), com 19 vagas, sendo quatro exclusivas para servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA, e inscrições até 20 de outubro; em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), na área de concentração “Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável”, com 10 vagas, com uma vaga destinada a candidatos estrangeiros, no âmbito de programas de cooperação bilateral entre UFPA e instituições estrangeiras, e inscrições até 24 de outubro; em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), com 15 vagas e inscrições até 28 de outubro; em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP), com 5 vagas ainda disponíveis para inscrições até 1º de dezembro ou até o preenchimento total das vagas ofertadas; em Doenças Tropicais (PPGDT), com 24 vagas e processo de inscrições em fluxo contínuo até 10 de dezembro ou até o total preenchimento.

Por fim, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) está com inscrições abertas em dois editais diferentes: um voltado especificamente para servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA, que oferta quatro vagas, com inscrições em fluxo contínuo até 29 de outubro ou até o preenchimento das vagas; e outro para ampla concorrência, com 16 vagas disponíveis, para inscrições, também em fluxo contínuo, até o dia 30 de novembro de 2021.

Todos os editais que regem as seleções estão disponíveis para acesso no SIGAA.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA