Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA recebe exposição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Museu da UFPA recebe exposição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

• Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 21h00

06.10.2021 Abertura do Premio Diario de Fotografia MUFPA Foto Alexandre de Moraes Capa

A mostra “Pulsões” foi aberta, na noite da última quarta-feira, 6 de outubro, no Museu da UFPA (MUFPA). Com curadoria de Mariano Klautau Filho, a mostra integra a programação do 12º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (DCF) e está aberta à visitação do público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

“Pulsões” reúne obras de sete artistas da Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia, além de obras de dez artistas convidados, e dialoga com a exposição “Desejos pessoais, pulsões coletivas: quando as imagens tomam posição”, em cartaz na Casa das Onze Janelas, com curadoria de Alexandre Sequeira.

06.10.2021 Abertura do Premio Diario de Fotografia MUFPA Foto Alexandre de Moraes 2No lançamento, estiveram presentes, além do curador Mariano Klautau Filho, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a diretora do Museu da UFPA, Jussara Derenji; o Vice-Presidente do Grupo RBA - Rede Brasil Amazônia de Comunicação, Camilo Centeno; o Presidente da FUMBEL, Michel Pinho; entre outros convidados e artistas.

Mariano Klautau Filho explicou que a mostra trata das emergências entre o corpo da cidade e os corpos das pessoas e destacou que a exposição, nos tempos vividos, é um espaço de resistência. A professora Jussara Derenji, diretora do MUFPA, celebrou a reabertura do Museu à visitação após as restrições impostas desde o início da pandemia. Já o Vice-Presidente da RBA, Camilo Centeno, destacou a parceria com a UFPA e com os artistas para realização, ao longo dos anos, do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que volta a ser presencial em 2021, após a última edição, em 2020 ter ocorrido em formato virtual.

06.10.2021 Abertura do Premio Diario de Fotografia MUFPA Foto Alexandre de Moraes 3O reitor Emmanuel Tourinho, deu as boas-vindas aos presentes e saudou a parceria com o Diário do Pará para a realização da mostra “Pulsões” no Museu da UFPA. Em seguida, falou sobre a importância das artes “na formação para a reflexão, para a interrogação do mundo contemporâneo e para a compreensão dos desafios da nossa sociedade. A universidade recebe a mostra com grande alegria, pois tem sido e será sempre um espaço para as artes, a cultura, a ciência e a educação para o pensamento crítico”.

Sobre a mostra - Da coleção do Prêmio, compõem o eixo “Pulsões” obras de Ana Mokarzel (PA), Coletivo Garapa (SP), Flavya Mutran (PA/RS), Hirosuke Kitamura (JP/BA), Jorane Castro (PA), Renan Teles (SP) e Tom Lisboa (PR). Dos artistas convidados, integraram a mostra Denise Gadelha (PA/SP); Betania B (PA); Duda Santana (PA); Victor Galvão (RJ), Laiza Ferreira (PA/RN), Melissa Barbery (PA), Patrícia Teles (RJ), Paulo Mendel (RJ/SP); Vi Grunvald (PA/RS), Randolpho Lamonier (MG) e Waléria Américo (CE).

06.10.2021 Abertura do Premio Diario de Fotografia MUFPA Foto Alexandre de Moraes 4O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

12º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia
Mostra “Pulsões”, curadoria de Mariano Klautau Filho
Em cartaz no Museu da UFPA (Av. Gov. José Malcher, 1192)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Assessoria de Comunicação do DFC.

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA