Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Oceanografia e Lapmar realizam sensibilização ambiental em Mosqueiro pelo Dia do Mar

• Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 14h15

Dia do mar

Em comemoração ao Dia do Mar, celebrado em 12 de outubro, a Faculdade de Oceanografia e o Laboratório de Pesquisas em Monitoramento Ambiental Marinho – Lapmar (IG/UFPA) realizarão uma "Onda de boas ações”, iniciativa que visa criar um mar de sensibilização ambiental com a limpeza de praias, oficinas e exposições. A concentração será na Praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro, na terça-feira, dia 12, às 9h.

O objetivo é promover a troca de conhecimentos empírico-acadêmicos entre os usuários da praia e os estudantes da Faculdade de Oceanografia da UFPA, além de promover uma reflexão sobre as práticas sustentáveis que se pode manter no dia a dia. A ação tem ainda apoio do Bosquinho da UFPA e de outros projetos de extensão, como Operação Praias, Um Oceano de Conhecimentos, Vozes da Amazônia, Conecta Década e Oca Social.

A programação conta com exposições sobre a preservação ambiental das praias, dos rios e dos manguezais; oficina sobre técnicas de compostagem, palestra sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc's) e como aproveitá-las na alimentação; exercícios ao ar livre; mutirão de limpeza e blitz de sensibilização ambiental.

“É uma ação de despertamento ambiental, na qual haverá troca de informações entre os usuários da praia e os acadêmicos, que também demonstrará e incentivará atitudes e práticas sustentáveis”, definiu a oceanógrafa Sury Monteiro, organizadora do evento.

Além do curso de Oceanografia, participam da ação alunos das graduações de Farmácia, Educação Física, Ciências Ambientais e Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA. A ação tem ainda parcerias com a Agência Distrital de Mosqueiro, com a Ong Quem Ama Cuida e com as iniciativas privadas Geohostel e Copinho do Bem.

Ação “Onda de boas ações”
Data: 12 de outubro de 2021
Concentração: Praia do Chapéu Virado, Mosqueiro.
Obrigatório o Uso da máscara
Levar copo ou garrafinha para manter a hidratação.
Aberto ao público.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA