Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário nacional vai abordar a habitação e a moradia nos espaços urbanos do Brasil e da Amazônia

• Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 15h20

Seminário Territórios do Habitar

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Habitação e Moradia da Universidade Federal do Pará (Laham/UFPA). O evento vai debater os Desafios dos territórios do habitar e do morar nas cidades brasileiras – da financeirização do território ao direito à moradia”. As palestras e conferências ocorrerão entre os dias 21 e 22  de outubro, com transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube do Laham/UFPA. O seminário será aberto e gratuito, e os interessados em participar devem preencher este formulário

A iniciativa pretende promover o diálogo entre pesquisadores e gestores públicos, sobre a dinâmica territorial da habitação e moradia no espaço urbano brasileiro, com uma atenção especial às cidades amazônicas. Por isso as mesas temáticas vão abordar os aspectos que envolvem as políticas habitacionais do país, ou seja, a abrangência e o déficit promovido por cada uma, por meio da reflexão de novas possibilidades de ações públicas.

“A ideia de promover o evento surge de dois elementos básicos, o primeiro está vinculado a um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que desenvolve o debate da questão habitacional nas cidades amazônicas. O segundo está relacionado a uma perspectiva que vem se fortalecendo no país a partir de pesquisas e estudos que compreendem o processo de financeirização urbana e as suas manifestações em áreas metropolitanas, assim como no seu cotidiano”, explica o professor Jovenildo Rodrigues, integrante da comissão organizadora do seminário

Programação - O evento contará com a participação de representantes de diversas instituições públicas do país, tais quais a Universidade Estadual do Pará (UEPA), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de ter também a presença do secretário de Habitação da Prefeitura de Belém, Rodrigo Ferreira de Moraes.

“É de grande relevância a questão das políticas habitacionais e da moradia nas cidades, uma vez que são gargalos ainda não suficientemente debatidos e resolvidos nas cidades brasileiras e amazônica e, nesse sentido, precisam notadamente serem pensados como elementos enquanto possibilidades para ações públicas. Desse modo, a construção e a articulação entre estudantes e pesquisadores são essenciais para a reflexão do processo de construção da cidadania como um direito social básico e absolutamente necessário”, conclui o professor Jovenildo Rodrigues.

Discentes, docentes e pesquisadores de todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil das áreas de Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Economia Urbana, Planejamento Urbano-Regional, Políticas Públicas, Serviço Social e Desenvolvimento Urbano estão convidados a participar. Para participar, basta se inscrever aqui.

Serviços:

I Seminário Nacional Laham/UFPA